Dado o âmbito científico deste curso de doutoramento em Estudos Globais, considerou-se da maior importância fornecer aos estudantes uma visão alargada teórico-conceptual sobre os debates contemporâneos sobre os processos de globalização. Assim, os conteúdos programáticos fornecem, num primeiro tópico, as ferramentas teórico-conceptuais para compreender as perspetivas e debates sobre o fenómeno da globalização. Nos seguintes tópicos, os temas a abordar incidem sobre problemáticas mais específicas e de especial relevância, para uma análise multidimensional e mais focalizada sobre os impactos da globalização a nível cultural; migrações e transnacionalismo e, por último, mas não menos importante, na problemática da globalização e das desigualdades sociais. Entende-se que esta programação dos temas permite promover a aquisição de um conjunto de conhecimentos e de competências consideradas fundamentais para a compreensão e reflexão crítica das dinâmicas da globalização, nas suas múltiplas vertentes a investigar.
Globalização Transnacionalismo e migrações Atores sociais globais Cultura
No final desta unidade curricular, pretende-se que os estudantes tenham adquirido as seguintes competências:
• Conhecer e analisar as diferentes perspetivas teóricas e conceptuais sobre globalização
• Examinar o fenómeno da globalização na vertente cultural, problematizando a articulação entre uma “cultura global” e culturas locais, as quais têm ganho uma dimensão transnacional
• Compreender as dinâmicas transnacionais das migrações na era globalização
• Identificar as novas desigualdades sociais decorrentes dos processos de globalização
• Aprofundar a capacidade para argumentar de forma fundamentada e coerente sobre os temas em estudo
Módulo 1. Globalização. Dimensões Sociais e Políticas
1.1. Globalização e as novas tecnologias de informação e de comunicação
1.2 Globalização e integração económica e financeira
1.3 Globalização, cidadania e o Estado-nação
1.4 Sociedade civil global. Atores e Práticas
Módulo 2. Transnacionalismo e Migrações
2.1 Movimentos migratórios globais. Novas Realidades
2.2 Redes migratórias transnacionais. Aspetos sociais e étnico-religiosos
2.3 Diásporas e integração social
Módulo 3. Globalização e Cultura
3.1. Modernismo e a imaginação geográfica
3.2. Modernismo e a cultura de massa
3.3 A cidade e a estética da diferença
Módulo 4. Globalização e Desigualdades Sociais
4.1 Globalização diferenciada
4.2 O Global e o local
4.3 Globalização e os seus impactos. Um debate em aberto
Brooker, Peter. (org.) (2005), Geographies of modernism: Literatures, cultures and spaces, Abingdon and New York: Routledge.
Castles, Stephen (2005), Globalização, transnacionalismo e novos fluxos migratórios: Dos trabalhadores convidados às migrações globais, Lisboa: Fim de Século.
Davis, Mike (2006), Planet of slums, UK: London, Verso.
Levitt, Peggy e Nina Glick Schiller (2010), Conceptualizar a simultaneidade: Uma visão da sociedade assente no conceito de campo social transnacional. In Maria Margarida
Marques (coord.) Estado-Nação e migrações internacionais, pp. 27-61, Lisboa: Livros Horizonte.
Robertson, Roland (1992), Globalization: social theory and global culture. London: Sage.
Sousa Santos, Boaventura (org.) (2001), Globalização. Fatalidade ou utopia?, Porto: Edições Afrontamento.
Assessment is continuous and based on the quality and pertinence of forum discussions and on the works (individual and group) presented for discussion and evaluation.
Os estudantes devem possuir o acesso a um computador com ligação à internet, bem como competências no uso da internet e da plataforma Moodle. É, igualmente, necessário que os estudantes possuam conhecimentos da língua inglesa.