O mestrado visa contribuir para uma atitude de liderança que seja capaz de promover uma escola inclusiva, multicultural, democrática e respeitadora da diferenciação e dos direitos humanos. Pretende-se apoiar a construção de uma escola mais informada, inovadora e justa, voltada para o mundo de hoje e consciente do papel importante que assume na preparação dos futuros cidadãos. O público-alvo do curso é constituído, maioritariamente, por docentes que estão a exercer ou tencionam assumir funções ou atividades com aplicação direta no funcionamento dos estabelecimentos de ensino. Também serão público-alvo outros quadros superiores inseridos no Sistema Educativo a nível central/regional e em instituições privadas ou sem fins lucrativos que intervêm ou que ambicionam intervir a nível da gestão de instituições escolares.
Coordenador:
Vice-coordenador:
Podem candidatar-se a cursos de 2.º ciclo (mestrados):
O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre perfaz um total de 120 unidades de crédito (ECTS) com a duração de dois anos.
O curso segue as orientações consignadas no Decreto-Lei nº 42/2005 de 22 de Fevereiro, no Despacho nº 10543/2005 de 11 de Maio e no Decreto-Lei nº 74/2006 de 24 de Março. O primeiro ano de carácter curricular está estruturado em dois semestres perfazendo 60 unidades de ECTS e pressupondo, no total, a frequência de sete unidades curriculares obrigatórias e uma opcional. Em termos de trabalho global, foi deliberado pelo Senado da Universidade Aberta, que cada unidade ECTS equivale a 26 horas de trabalho do aluno. Assim sendo, estima-se que, por ano, o aluno tenha uma carga de trabalho correspondente a 1560 horas.
* O estudante escolhe uma Unidade Curricular (UC).