Código: 12078
Departamento: DEED
ECTS: 8
Área científica: Ciências da Educação
Total de horas trabalho: 208
Total de horas de contacto: 40

Esta unidade tem como objetivo aprofundar a gestão escolar no seu sentido amplo, incluindo quer a gestão do sistema educativo, quer a gestão das escolas ou de componentes dentro destas. Daí que poderemos falar de uma macro, meso ou micro gestão conforme os níveis onde esta se situa. Todavia há questões que atravessam todos estes níveis, constituindo-se quer como condicionantes contextuais, quer como elementos integrantes da atividade gestionária. São questões de natureza multidimensional que implicam abordagens simultaneamente normativas, políticas, técnicas e pedagógicas. Estas diferentes abordagens podem ser analiticamente tratadas para efeitos de exposição sistemática. Deve, contudo, entender-se que constituem um todo para efeitos de ação e não compartimentos estanques entre si. Daí que a perspetiva sistémica deva estar sempre presente no ator/gestor, para a ter em conta na perceção da complexidade das situações e, a partir dessa perceção, assumir a decisão apropriada. Os conteúdos programáticos referem-se quer à gestão do sistema educativo, quer à gestão da escola . Começamos pelo estudo do quadro normativo da gestão em vários âmbitos(administrativa, pedagógica, estratégica curricular, recursos humanos) e de seguida vamos estudar os diferentes aspetos da liderança educacional e da gestão estratégica e, em especial, o planeamento e a avaliação da instituição escolar e dos seus projetos, com  base nos contributos da pesquisa organizacional e do management. Espera-se que o estudante tenha uma participação ativa nas atividades propostas, para que com as orientações dos docentes e colaborações com os colegas, possa vir a desenvolver competências necessárias para uma melhor intervenção no contexto escolar.
 
 

Modelos de organização escolar
avaliação de escolas
currículo

Esta unidade tem como objetivos:
- aprofundar a gestão escolar no seu sentido amplo, incluindo quer a gestão do sistema educativo, quer a gestão das escolas ou de componentes dentro destas.
- desenvolver abordagens simultaneamente normativas, políticas, técnicas e pedagógicas.
- aprofundar os aspetos da liderança educacional e da gestão estratégica e, em especial, o planeamento e a avaliação da instituição escolar e dos seus projectos, com base nos contributos da pesquisa organizacional e do management.
- desenvolver competências necessárias para uma melhor intervenção no contexto escolar.
 

1.Modelos de organização da escola

2. A Organização e Gestão de Escola. Seus referenciais.

3. Gestão do Currículo.

4. O Estatuto do Aluno

5. Dimensões Territoriais da Escola.

5.1 Intervenção das Autarquias

5.2 Conselho Municipal de Educação

5.3 Comissão de Protecção de Crianças e Jovens

6. Avaliação Interna e Externa da Escola.
 

Afonso, N. (1995). A Reforma da Administração Escolar. A Abordagem Política em Análise Organizacional. Lisboa : IIE.
Barroso, J.(2005) Politicas educativas e Organização Escolar.Lisboa: Universidade Aberta
Barroso, J. (1997). Autonomia e Gestão das Escolas . Lisboa: Ministério da Educação.
Barroso, J. (1998). Escolas, projectos, redes e territórios . Lisboa: PEPT/ME.
Barroso, J. & Pinhal, J., org. (1996). A Administração da Educação – Os Caminhos da Descentralização. Lisboa: Edições Colibri.
Costa, J. et al (Org) (2000). Liderança e Estratégia nas Organizações Escolares, Aveiro, Universidade de Aveiro
Diaz, A.S.(2003)Avaliação de Qualidade de Escola.modelos de avaliação de Qualidade Educativa.A eficacia escolar e as propostas de melhoria de resultados.Porto : edições ASA
Formosinho, F. & Machado, J. (1999) A Administração das Escolas no Portugal Democrático, in Lafond, A et al Autonomia - Gestão e Avaliação das Escolas, Porto, Edições Asa
 

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.