Vídeo

Vídeo de apresentação

Despacho de Abertura Regulamentação Propinas Regime: Ensino a distância, online Língua de Ensino: Português

O mestrado destina-se a profissionais e investigadores nas áreas das Biociências que explorem as metodologias estatísticas e matemáticas com interesses interdisciplinares e com responsabilidades, nomeadamente: Profissionais das áreas da Estatística, Matemática, Engenharia Informática, Engenharia do Ambiente, Ciências Agrárias, Ciências e Tecnologias da Saúde, Medicina; outras carreiras técnicas em Saúde; Biologia, Física, Profissionais de Psicologia com preponderância na Psicologia da Saúde; Investigadores e docentes do Ensino Superior nas áreas indicadas; Professores de Matemática, Biologia e TIC do ensino básico e secundário; Jovens licenciados com perspetivas de carreira nestas áreas; Qualquer indivíduo que pretenda alargar os seus conhecimentos nestas áreas.

Condições de Acesso:

Podem candidatar-se ao mestrado em Bioestatística e Biometria

  • os titulares do grau de licenciado ou de equivalente legal nas áreas científicas: Matemática, Estatística, Informática, Engenharia Informática, Tecnologias e Sistemas de Informação, Biologia, Ciências do Ambiente, Ciências Agrárias e outras áreas afins;
  • os titulares de um grau académico superior obtido no estrangeiro nas áreas científicas de Matemática, Estatística, Informática, Engenharia Informática, Tecnologias e Sistemas de Informação, Biologia, Ciências do Ambiente, Ciências Agrárias e outras áreas afins, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Universidade Aberta;
  • os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Universidade Aberta, como satisfazendo os objetivos e as capacidades necessárias para a realização deste curso.

Este mestrado está reconhecido para progressão na carreira docente dos grupos 230 e 500 do ensino básico,  2.º e 3.º ciclos, e para o ensino secundário (nos termos previstos no artigo 54.º do ECD).

Estrutura Curricular:

O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre perfaz um total de 120 unidades de crédito (ECTS). A primeira parte de carácter curricular está estruturada em dois semestres perfazendo 60 ECTS.  É atribuído um diploma de estudos pós-graduados na conclusão a parte curricular. A segunda parte é dedicada à realização de uma dissertação ou de um estágio profissional com relatório, valendo um total de 60 ECTS. O estudante pode frequentar o curso a tempo integral (2 anos) ou a tempo parcial (até 4 anos).

Nos créditos optativos o/a aluno/a deverá realizar obrigatoriamente uma unidade curricular optativa em cada uma das seguintes áreas científicas: Estatística, Matemática, e Engenharia Informática. Os restantes ECTS optativos são de escolha livre.

O Português é a língua de ensino dominante. Algumas unidades curriculares também poderão ter tutoria em Castelhano.