Transformação Digital em Vendas (LGVR)
Código: 21192
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Management
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

 A unidade curricular (UC) introduz uma definição e um escopo relativos à Transformação Digital (TD), introduzindo um contexto histórico.

São apresentados os impulsionadores críticos da transformação digital, focando nos avanços tecnológicos, nas mudanças das expetativas dos utilizadores, na evolução organizacional, e nas alterações nas dinâmicas dos mercados e emergentes pressões regulamentares e de conformidade.

Posteriormente é apresentada a estratégia digital, relacionamento com os utilizadores, aspetos de reconfiguração operacional e a emergente digitalização dos modelos de negócio.

A UC foca os capacitadores tecnológicos da TD, nomeadamente a computação em nuvem e edge computing, a Internet das Coisas, a Inteligência Artificial e machine Learning, e as tecnologias de registo distribuído e blockchain.

Será abordada a TD em diferentes setores, com enfase nos benefícios e desafios. Setores cobertos em detalhe:

- Setor do retalho

- Setor da Indústria

- Setor da Educação

Por fim são apresentados Estudos de caso, a saber:

Caso 1. Lisboa Smart City

Caso 2. Grupo Alibaba

Caso 3. Gigafactory 1 da Tesla

Caso 4. Netflix

Caso 5. Amazon

 

 

Transformação Digital

Impulsionadores Críticos

 Tecnologia

 

 

 

• Conhecimentos fundamentais sobre a TD e os conceitos relacionados;

• Capacidade para reconhecer e saber ultrapassar os desafios da TD;

• Identificar e avaliar diferentes tecnologias, tendências e impactos ligados à TD;

• Conhecer realidades concretas de TD em Vendas permitindo perspectivar uma aplicação nas suas próprias realidades empresariais.

• Contribuir para a estratégia digital da organização e criar oportunidades para novos modelos de negócio.

• Aplicação do saber a problemas e projetos reais.

 

 

Tema 1 – Introdução à Transformação Digital

 

Ambientação

Discussão do PUC

Definição e escopo

Contexto histórico

 

 

Tema 2 - Impulsionadores críticos da transformação digital

 

Avanços Tecnológicos

Mudanças nas expetativas dos utilizadores

Evolução organizacional 

Alterações nas dinâmicas dos mercados

Pressões regulamentares e de conformidade

 

Tema 3 – Estratégia digital, utilizadores, operações e modelos de negócio

 

Estratégia Digital

Relacionamento com o utilizador

Reconfiguração operacional

Digitalização dos modelos de negócio

 

Tema 4 - Capacitadores tecnológicos

 

Computação em nuvem e edge computing

Internet das Coisas

Inteligência Artificial e machine Learning

Tecnologias de registo distribuído e blockchain

 

Tema 5 - A transformação digital em diferentes 

setores

 

Benefícios e desafios da transformação digital nos diferentes setores

Setor do retalho

Setor da Indústria

Setor da Educação

 

Tema 6 – Estudos de caso

 

Caso 1. Lisboa Smart City

Caso 2. Grupo Alibaba

Caso 3. Gigafactory 1 da Tesla

Caso 4. Netflix

Caso 5. Amazon

 

 

Isaías, Pedro, Miranda, Paula & Pífano, Sara (2025): Transformação Digital nas Organizações: Fundamentos, Tecnologias e Estratégia, 1ª edição, Edições Silabo, Portugal

Será ainda disponibilizado material de apoio pelo docente.

 

E-learning.

 O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar por um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.