A Unidade Curricular "União Europeia: Riscos e Desafios" oferece uma análise aprofundada das complexidades e dos desafios enfrentados pela União Europeia. Explorando o funcionamento e as instituições da UE como uma organização sui generis, a UC revisita crises históricas e aborda também questões contemporâneas de segurança, incluindo a relação com a NATO, terrorismo e cibersegurança, bem como ameaças internas, como o défice democrático e as desigualdades regionais. Além disso, examina o papel global da UE na promoção de democracia, Direitos Humanos, alargamento e gestão de refugiados e migrantes. Esta Unidade Curricular prepara os estudantes para compreender e analisar criticamente os riscos e desafios que moldam o futuro da União Europeia, nomeadamente através de elementos de avaliação de aplicação prática dos conhecimentos.
Crises; democracia; integração europeia; União Europeia
Com a conclusão, com sucesso, desta Unidade Curricular, os estudantes deverão ter desenvolvido e alcançado os seguintes objetivos de aprendizagem:
1. A União Europeia como organização sui generis: funcionamento, instituições e teorias da integração
2. Abordagem histórica: crises passadas e lições para o futuro
2.1. A rejeição da Constituição Europeia
2.2. A crise económica de 2008
2.3. O Brexit
3. Desafios contemporâneos I: segurança e defesa
3.1. Relação com a NATO
3.2. Terrorismo e cibersegurança
3.3. Estudo de caso
4. Desafios contemporâneos II: ameaças internas
4.1. O défice democrático da UE
4.2. Ameaças à democracia e Estado de direito nos Estados-Membros
4.3. Integração e desigualdades regionais
4.4. Estudo de caso
5..Desafios contemporâneos III: a UE como ator global
5.1. UE como promotor de democracia e Direitos Humanos
5.2. A política de alargamento
5.3. Refugiados e migrantes
5.4. Estudo de caso
Brandão, Ana Paula; Pereira Coutinho, Francisco; Camisão, Isabel; Abreu, Joana Covelo. (Coord) (2017) Enciclopédia da União Europeia. Lisboa: Petrony.
Camisão, Isabel; Brandão, Ana Paula (Coord) (2020) O Estado da União Europeia. Da(s) crise(s) à mudança?. Lisboa: Petrony.
Riddervold, Marianne; Trondal, Jarle; Newsome, Akasemi (Eds) (2021) The Palgrave Handbook of EU Crises. Cham: Palgrave Macmillan.
Sardinha Monteiro, Susana; Cebola, Cátia; Lucas, Eugénio (Coord.) (2023) A União Europeia em Tempos de Crise. Coimbra: Almedina.
Ensino a distância assíncrono, e-learning, com disponibilização de leituras orientadas, pequenos exercícios, comentários em fóruns e um momento síncrono de partilha e esclarecimento de dúvidas. Prevê-se ainda a realização de pelo menos um Webinar com um especialista em assuntos europeus.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 elementos de avaliação ao longo do semestre (e-fólios parciais): o primeiro será um teste de escolha múltipla (25%), o segundo consistirá na submissão de um pequeno vídeo/podcast de apresentação oral sobre uma das temáticas lecionadas (25%); e de um momento final de avaliação a ter lugar no final do semestre e que se consubstanciará através de um trabalho académico de revisão de literatura sobre um tema relacionado com o programa da Unidade Curricular, onde se analise crise específica da União Europeia, incluindo a identificação de causas, impactos e possíveis soluções (50%).