Tese (2º A/1ºS) dEDEL
Código: 13034
Departamento: DEED
ECTS: 30
Área científica: Ciências da Educação
Total de horas trabalho: 1560
Total de horas de contacto: 60

Este seminário visa o desenvolvimento da tese de doutoramento, a partir do acompanhamento individualizado pelo(s) orientador(es) e da colaboração com a comunidade de investigação. Serão valorizadas questões teóricas e metodológicas essenciais para a problemática em estudo, bem como a gestão e desenvolvimento da investigação. Neste sentido, a participação em conferências orientadas por docentes internos e externos ao longo do curso, bem como a integração em grupos/comunidades de investigação das unidades I&D associadas ao programa de doutoramento, constituem oportunidades de formação de investigadores juniores no âmbito das linhas de investigação respetivas e também das atividades e projetos desenvolvidos pelos doutorandos. Prevê-se ainda a participação dos doutorandos numa conferência anual de investigadores juniores em associação com as unidades de investigação do dEDeL.

 

Cronograma; Comunicação Científica; Tese.

No final da unidade curricular, espera-se que os estudantes sejam capazes de:

– Implementar projetos de investigação originais, científica e socialmente relevantes;

– Evidenciar competências de metodologia da investigação em Educação a Distância e ELearning, respeitando as regras da ética académica.

– Evidenciar competências de análise e interpretação de dados. – Demonstrar competências de escrita académica e comunicação científica.

– Construir argumentos empírica e teoricamente fundamentados.

– Contribuir significativamente para o progresso do conhecimento teórico e/ou empírico em Educação a Distância e ELearning.

– Evidenciar capacidade de análise crítica de ideias e metodologias usadas por autores relevantes em Educação a Distância e ELearning.

Os conteúdos são variáveis, em função do tema e problema da tese a elaborar pelo doutorando. Ao longo da UC, a abordagem de problemáticas científicas específicas dos projetos individuais de investigação comportará outras vertentes que são transversais ao desenvolvimento de todas as teses de doutoramento, de entre as quais se destacam: 

- A imersão no terreno de pesquisa.

- A problemática e objetivos, as questões e as hipóteses de investigação.

- O modelo teórico enquanto referencial orientador do desenho e desenvolvimento da pesquisa.

- Ciclos iterativos da investigação e sua relação com os métodos, técnicas e instrumentos de análise de dados.

- Disseminação dos trabalhos e materiais de investigação em repositórios e plataformas abertas. 

Referências bibliográgicas básicas:

Brause, R. (2000). Writing Your Doctoral Dissertation. Routledge Falmer.

Anderson, T., Kanuka, H. (2003). e-Research: Methods, Strategies, and Issues. USA: Pearson Education.

Cooper, R., & Desir, C. (2010).

Strategically reviewing the research literature in qualitative research. Journal of Ethnographic and Qualitative Research, 4(2), 88-94.

Jankowski, N. W. (2009). E-Research: Transformations in Scholarly Practice. New York: Routledge.

Simonson, M. (2005). Design-based research: Applications for Distance Education. Quarterly Review of Distance Education, April.

Será ainda sugerida bibliografia específica aos doutorandos, de acordo com o seu tema de tese e o progresso da investigação.

O seminário desenvolve-se com base num plano de sessões periódicas de trabalho e apresentação, pelo estudante, das etapas de pesquisa desenvolvidas  e discussão deste com o(s) orientador(es) da tese e com a comunidade de investigação.

A avaliação será qualitativa traduzindo-se o resultado final em aprovado ou não-aprovado. Terá como base a qualidade e a disseminação da pesquisa desenvolvida pelo estudante, em função do cronograma de atividades definido, bem como das soluções encontradas para os problemas considerados no desenvolvimento da investigação

Este seminário visa o desenvolvimento da tese de doutoramento, a partir do acompanhamento individualizado pelo(s) orientador(es) e da colaboração com a comunidade de investigação. Serão valorizadas questões teóricas e metodológicas essenciais para a problemática em estudo, bem como a gestão e desenvolvimento da investigação. Neste sentido, a participação em conferências orientadas por docentes internos e externos ao longo do curso, bem como a integração em grupos/comunidades de investigação das unidades I&D associadas ao programa de doutoramento, constituem oportunidades de formação de investigadores juniores no âmbito das linhas de investigação respetivas e também das atividades e projetos desenvolvidos pelos doutorandos. Prevê-se ainda a participação dos doutorandos numa conferência anual de investigadores juniores em associação com as unidades de investigação do dEDEL.