Teoria das Relações Internacionais
Código: 41067
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: CIências Políticas
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

A unidade curricular Teoria das Relações Internacionais pretende introduzir o aluno na problemática geral do estudo académico das Relações Internacionais, procurando promover a reflexão crítica dos principais aspetos relacionados com os seus diversos atores e processos de interação.

Relações Internacionais e Poder
Integração internacional e participação transnacional
ONU e evolução das RI no pós-II Grande Guerra

O aluno deverá ser capaz de:
•    Definir o campo teórico das Relações Internacionais, compreendendo e aplicando os principais conceitos-chave da disciplina, enquadrando-os nas principais teorias e perspetivas (temáticas 1 e 2 do programa);
•    Compreender as questões de fundo do poder nas relações internacionais e articulá-las com os processos de integração internacional e participação transnacional (temáticas 3 e 4 do programa);
•    Conhecer o processo histórico, os objetivos e a orgânica de funcionamento da ONU, refletir sobre os seus principais e sucessos e insuficiências, em articulação com a realidade internacional do pós-II Grande Guerra no que se refere à construção, dissolução e passivo dos blocos militares (temáticas 5 e 6 do programa).

Tema 1: O estudo académico das Relações Internacionais
Tema 2: Perspetivas sobre as Relações Internacionais e seu desenvolvimento
Tema 3: Teoria do Poder nas Relações Internacionais
Tema 4: Integração Internacional e Participação Transnacional
Tema 5: A Organização das Nações Unidas
Tema 6: A dissolução e o passivo dos blocos militares

Manual de Apoio:
MOREIRA, Adriano. 2011. Teoria das Relações Internacionais, Coimbra: Almedina (Edição mais recente).

Complementar
Queiroz, Cristina. 2013. Direito Internacional e Relações Internacionais - Organizações Internacionais. Coimbra: Coimbra Editora.
Mota de Campos, João. 2011. Organizações Internacionais. Lisboa: Almedina (4ª edição).
Frieden, Jeffry A., David A. Lake & Kenneth A. Schultz. 2013. World Politics: Interests, Interactions, Institutions. New York: W.W. Norton & Company (2nd Ed.)

Waltz, Kenneth A. 2010. Theory of International Politics. Long Grove, Illinois: Waveland Pr Inc.
HOLLIS, Martin & SMITH, Steve. 2004. Explaining and Understanding International Relations, London: Claredon.
 

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.