Temas de Cultura
Código: 31120
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: História
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Nesta unidade curricular aborda-se a génese e o desenvolvimento do conceito de cultura e a sua relação com identidade e hierarquias sociais. Pretende-se, desta forma, introduzir o aluno nas problemáticas em torno da cultura, dando-lhe uma visão diacrónica e, simultaneamente, crítica das grandes questões culturais.
Fornecendo uma utensilagem necessária para a compreensão dos vários usos sociais da noção de cultura e da sua apropriação do real, apresentam-se as diversas formas de cultura na sua relação com as civilizações, as suas línguas e linguagens.

  1. Cultura
  2. Civilização
  3. Renascimento
  4. Iluminismo

• Identificar os vários conceitos e ideias de cultura(s).
• Compreender as dinâmicas culturais das sociedades ao longo dos tempos.
• Analisar algumas das principais questões culturais da história da humanidade.

1. Cultura e culturas: o “nascimento” do conceito e a sua afirmação social. Os vários “tipos” e noções de cultura (cultura política, cultura de empresa, cultura erudita, cultura de massa).
2. Os debates culturais da Idade Média (cultura clássica e cristianismo; cultura escrita e cultura oral; debates intelectuais e a heresia).
3. O Humanismo e as Reformas (as questões entre os humanistas do Renascimento e a Igreja; as cisões e as propostas reformistas).
4. O racionalismo moderno (de Descartes aos filósofos iluministas: o papel da razão, da escola e do debate).
5. A crise da razão e a laicização do pensamento.

CHAUNU, Pierre, A Civilização da Europa das Luzes, 2 vols., Lisboa, Estampa, 1985.
CUCHE, Denys, A noção de cultura nas ciências sociais, 2ª edição, Lisboa, Fim de século, 2003.
DELUMEAU, J., A civilização do Renascimento, 2 volumes, Lisboa, Estampa, 1984.
HAZARD, Paul, O pensamento europeu no século XVIII, Lisboa, Presença, 1974.
SCHWANITZ, Dietrich, Cultura: tudo o que é preciso saber, 6ª edição, Lisboa, Pub. D. Quixote, 2006.

Esta unidade curricular é oferecida em regime de ensino online, através da utilização da plataforma Moodle, privilegiando-se a comunicação assíncrona.
Tendo como enquadramento do processo de ensino/aprendizagem uma permanente supervisão online, os alunos elaboram as tarefas propostas pelo docente, apresentando trabalhos, recensões críticas, relatórios, protocolos, etc., que serão objecto de avaliação e/ou classificação.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Os estudantes têm de ter acesso a um computador com ligação à Internet, ter um endereço de correio eletrónico e, desejavelmente, possuir literacia informática na perspetiva do utilizador.