Novos espaços de construção do conhecimento emergiram com as novas tecnologias da informação e comunicação (TIC). Deixou a escola e o professor de ter o papel de único transmissor de conhecimentos. Agora, as exigências pessoais de conhecimento, extravasam os muros da escola e da sala de aula. Estamos em crer que a integração das tecnologias na educação se torna essencial e urgente para o desenvolvimento integral dos estudantes que se exige hoje, preparados para o mercado de trabalho, em constante mudança e transformação, pelo que devem mostrar competências que não se limitam a áreas nas quais se especializaram, mas desenvolver um espírito aberto, flexível e capaz de se adaptar para evoluir. A escola e os professores têm, pois, de assumir um novo papel, nomeadamente ao nível da criação de ambientes de aprendizagem, propícios ao desenvolvimento de aprendizagens significativas, quando integradas em desafios que só o professor será capaz de fazer.
Nesta unidade curricular procurar-se-á refletir sobre as alterações na gestão e organização do trabalho escolar decorrentes da utilização das TIC, analisando diferentes instrumentos tecnológicos que se utilizam em contexto pedagógico.
Para além deste objetivo pretende-se, também, por um lado, fomentar a integração das TIC como recurso pedagógico-didático, tendo em vista o desenvolvimento de estratégias de ensino e de aprendizagem, e por outro, proporcionar condições para a exploração de diferentes tipos de ferramentas digitais que permitam a criação de espaços para registo, arquivo e apresentação das produções de estudantes e docentes.
Pretende-se que no final desta unidade o estudante:
- Defina objectivos de aprendizagem, tendo em vista as potencialidades e possibilidades de utilização pedagógica das TIC em diferentes áreas curriculares.
- Conceba situações e oportunidades de aprendizagem com recurso às TIC.
- Organize o trabalho na sala de aula, ou fora dela, quando este é realizado com suporte em ferramentas ou recursos digitais.
- Construa um conjunto organizado de critérios de análise crítica e avaliação de recursos digitais para utilização com fins educativos.
- Adquira competências relativas à utilização, à concepção, produção e avaliação de recursos didácticos que usem as TIC.
I. UTILIZAÇÃO DAS TIC EM CONTEXTO EDUCATIVO
1. A tecnologia aplicada à educação em Portugal: origens e evolução.
2. A tecnologia e os processos de ensino-aprendizagem.
II. CENÁRIOS DE UTILIZAÇÃO DAS TIC E PARADIGMAS EDUCACIONAIS EMERGENTES
1. Modelos pedagógicos em ambientes de aprendizagem presenciais, combinados e a distância.
1.1. Aprendizagem nas novas classes virtuais: os ambientes de e-learning.
1.2. Métodos educacionais e processos psicológicos de aprendizagem.
2. A integração das TIC na biblioteca escolar: laboratório para novas aprendizagens na escola.
2.1. A biblioteca escolar da sociedade da informação e do conhecimento.
2.2. Os recursos da biblioteca escolar analógica/digital e o infoconhecimento.
III. METODOLOGIAS DE INTEGRAÇÃO DAS TIC NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
1. Inovação no uso das TIC: a criação e a partilha com a Web 2.0.
1.1. As funcionalidades e potencialidades educativas de algumas ferramentas da Web 2.0: o Blogue, o YouTube EDU, o Teacher YouTube, o Podcast (...).
2. Didatizar as TIC: estratégias de utilização de objetos de aprendizagem numa perspetiva de reorganização e gestão da sala de aula.
2.1. Documentos iconográficos digitais e metodologias para a sua leitura.
2.2. A imagem fílmica: o filme narrativo ficcional e o filme não narrativo- documentário. A análise pedagógica.
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E-learning (completamente online).
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.