Tecnologias de Informação e Comunicação em Ambientes Educativos
Código: 12049
Departamento: DEED
ECTS: 6
Área científica: Tecnologias de Informação e Comunicação
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Novos espaços de construção do conhecimento emergiram com as novas tecnologias da informação e comunicação (TIC). Deixou a escola e o professor de ter o papel de único transmissor de conhecimentos. Agora, as exigências pessoais de conhecimento, extravasam os muros da escola e da sala de aula. Estamos em crer que a integração das tecnologias na educação se torna essencial e urgente para o desenvolvimento integral dos estudantes que se exige hoje, preparados para o mercado de trabalho, em constante mudança e transformação, pelo que devem mostrar competências que não se limitam a áreas nas quais se especializaram, mas desenvolver um espírito aberto, flexível e capaz de se adaptar para evoluir. A escola e os professores têm, pois, de assumir um novo papel, nomeadamente ao nível da criação de ambientes de aprendizagem, propícios ao desenvolvimento de aprendizagens significativas, quando integradas em desafios que só o professor será capaz de fazer.
Nesta unidade curricular procurar-se-á refletir sobre as alterações na gestão e organização do trabalho escolar decorrentes da utilização das TIC, analisando diferentes instrumentos tecnológicos que se utilizam em contexto pedagógico.
Para além deste objetivo pretende-se, também, por um lado, fomentar a integração das TIC como recurso pedagógico-didático, tendo em vista o desenvolvimento de estratégias de ensino e de aprendizagem, e por outro, proporcionar condições para a exploração de diferentes tipos de ferramentas digitais que permitam a criação de espaços para registo, arquivo e apresentação das produções de estudantes e docentes.

  1. Tecnologias de Informação e Comunicação
  2. Biblioteca Escolar
  3. Ambientes Virtuais

Pretende-se que no final desta unidade o estudante:
- Defina objectivos de aprendizagem, tendo em vista as potencialidades e possibilidades de utilização pedagógica das TIC em diferentes áreas curriculares.
- Conceba situações e oportunidades de aprendizagem com recurso às TIC.
- Organize o trabalho na sala de aula, ou fora dela, quando este é realizado com suporte em ferramentas ou recursos digitais.
- Construa um conjunto organizado de critérios de análise crítica e avaliação de recursos digitais para utilização com fins educativos.
- Adquira competências relativas à utilização, à concepção, produção e avaliação de recursos didácticos que usem as TIC.

I. UTILIZAÇÃO DAS TIC EM CONTEXTO EDUCATIVO
1. A tecnologia aplicada à educação em Portugal: origens e evolução.
2. A tecnologia e os processos de ensino-aprendizagem.
II. CENÁRIOS DE UTILIZAÇÃO DAS TIC E PARADIGMAS EDUCACIONAIS EMERGENTES
1. Modelos pedagógicos em ambientes de aprendizagem presenciais, combinados e a distância.
1.1. Aprendizagem nas novas classes virtuais: os ambientes de e-learning.
1.2. Métodos educacionais e processos psicológicos de aprendizagem.
2. A integração das TIC na biblioteca escolar: laboratório para novas aprendizagens na escola.
2.1. A biblioteca escolar da sociedade da informação e do conhecimento.
2.2. Os recursos da biblioteca escolar analógica/digital e o infoconhecimento.
III. METODOLOGIAS DE INTEGRAÇÃO DAS TIC NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
1. Inovação no uso das TIC: a criação e a partilha com a Web 2.0.
1.1. As funcionalidades e potencialidades educativas de algumas ferramentas da Web 2.0: o Blogue,  o YouTube EDU, o Teacher YouTube, o Podcast (...).
2. Didatizar as TIC: estratégias de utilização de objetos de aprendizagem numa perspetiva de reorganização e gestão da sala de aula.
2.1. Documentos iconográficos digitais e metodologias para a sua leitura.
2.2. A imagem fílmica: o filme narrativo ficcional e o filme não narrativo- documentário. A análise pedagógica.

BONK, C. & GRAHAM, C. (Eds.) (2006). The Handbook of Blended Learning, Global Perspectives, Local Designs. San Francisco, USA: Pfeiffer.
CARVALHO, A. (org.). Manual de Ferramentas da Web 2.0 para professores. Lisboa: Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, Ministério da Educação.
CARVALHO, A. (org.). Aprender na Era Digital: Jogos e Mobile Learning. Santo Tirso: Defacto Editores.
MIRANDA, G. (2009). Ensino Online e Aprendizagem Multimédia. Lisboa: Relógio D´Água.
MIRANDA, G. (2007). Limites e possibilidades das TIC na educação. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 03, pp. 41-50. 
MONTEIRO, A., MOREIRA, J.A., & LENCASTRE, J.A. (Orgs.) (2015). Blended (e)Learning na Sociedade Digital. Coleção de Estudos Pedagógicos, 5, WhiteBooks: Santo Tirso.
MONTEIRO, A., MOREIRA, J.A. & ALMEIDA, A.C. (2012). Educação Online: Pedagogia e Aprendizagem em Plataformas Digitais. Santo Tirso: Defacto Editores.
MOREIRA, J. A. (2017). A pedagogical model to deconstruct moving pictures in virtual learning environments and its impact on the self-concept of postgraduate students. Journal of e-Learning and Knowledge Society, 13, (1), 77-90, disponível a partir de http://www.je-lks.org/ojs/index.php/Je-LKS_EN/article/view/1255/1040
MOREIRA, J. António (2015). Pedagogia 2.0 na Web Social e o seu Impacto no Autoconceito de Estudantes de Pós-Graduação. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, 24 (44), 83-95, disponível a partir de http://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1822
 MOREIRA, J. A. & MONTEIRO, A. (2015). Training and Collaborative Tools for Teaching in the Social Web, Revista Diálogo Educacional, 15 (45), 379-397, disponível a partir de
http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=15314&dd99=view&dd98=pb) DOI: 10.7213/dialogo.educ.15.045.DS01 
MOREIRA, J. A. & MONTEIRO, A. (2012). Ensinar e Aprender Online com Tecnologias Digitais: Abordagens Teóricas e Metodológicas. Porto: Porto Editora. 
MOREIRA, J. A., BARROS, D., & MONTEIRO, A. (Orgs.) (2015). Inovação e Formação na Sociedade Digital: Ambientes Virtuais, Tecnologias e Serious Games. WhiteBooks: Santo Tirso.
MOREIRA, J. A., & NEJMEDDINE, F. (2015). O Vídeo como Dispositivo Pedagógico e Possibilidades de Utilização Didática em Ambientes de Aprendizagem Flexíveis. Coleção de Estudos Pedagógicos. Número Extra. WhiteBooks: Santo Tirso.

E-learning (completamente online).

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.