Tecnologias Ambientais
Código: 21114
Departamento: DCET
ECTS: 6
Área científica: Ciências e Tecnologias do Ambiente
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 26

A unidade curricular de Tecnologias Ambientais tem como principal objectivo apresentar os diferentes processos associados ao Controlo Integrado de Poluição, tanto a nível dos sistemas de tratamento de águas e águas resíduais; de efluentes gasosos, de resíduos industriais e de poluição sonora. E também compreender a gestão de Sistemas Ambientais.

Tratamento de águas
Águas residuais
Poluição de solos
Resíduos sólidos e perigosos

• Interpretar os processos associados ao Controlo Integrado da Poluição;
• Identificar os sistemas de tratamento de águas e águas residuais;
• Distinguir os sistemas de controlo de efluentes gasosos, de resíduos industriais, e da poluição sonora;
• Conhecer os tipos de energias alternativas;
• Compreender a Gestão de Sistemas Ambientais.

1. Introdução ao Controlo Integrado da Poluição: principais conceitos, Análise de processos industriais.
2. Sistemas de tratamento de águas: padrões de qualidade da água, Estação de tratamento de águas (ETA) e principais tipos de tratamentos.
3. Sistemas de Tratamento de Águas Residuais: Normas de descarga de efluentes urbanos e industriais Estação de tratamento de águas residuais (ETAR) e principais tipos de tratamentos.
4. Sistemas de Controlo de Efluentes Gasosos: Padrões de qualidade do ar, Controlo de fontes estacionárias e móveis.
5. Sistemas de Controlo de Resíduos Industriais: definição e classificação, minimização, transferência, reciclagem, tratamento e confinamento.
6. Controlo da Poluição Sonora: Propriedades das ondas sonoras e caracterização do ruído; Sistemas de medição, Fontes de ruído, Sistemas de controlo de ruído.
7. Controlo da Poluição do Solo: Principais contaminantes, Mecanismos de transporte de poluentes do solo, Propriedades do solo relacionadas com o comportamento dos poluentes, Técnicas de remediação.
8. Energias Alternativas.
9. Gestão de Sistemas Ambientais: Gestão dos sistemas de águas e águas residuais, Gestão do sistema de qualidade do ar, Gestão integrada de resíduos (urbanos e industriais).

Material a disponibilizar na plataforma de e-learning.
Introduction to Environmental Engineering. McGraw-Hill International Edition. Chemical Engineering Series.
Peavy, H. S. Rowe, D. R. Tchobanoglous, G. (1985). Environmental Engineering. McGraw-Hill International Edition. Civil Engineering Series.

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.