Técnicas de Planeamento de Experiências e Investigação
Código: 22240
Departamento: DCET
ECTS: 10
Área científica: Estatística
Total de horas trabalho: 260
Total de horas de contacto: 40

Pretende-se que no final desta unidade curricular o estudante adquira competências que lhe permitam saber identificar e seleccionar estratégias de amostragem adequadas às situações experimentais em cada caso, bem como reconhecer as vantagens e desvantagens inerentes à sua escolha.
O estudante revelará proficiência na geração de hipóteses relevantes na resposta a questões levantadas em investigação científica, bem como na seleção do tipo de planeamento de experiências adequado e na respectiva interpretação de resultados.

No final desta unidade curricular os estudantes deverão ter adquirido competências que lhe permitam:
- reconhecer a importância do Delineamento Experimental e da aplicação das suas metodologias em variadas áreas da Ciência.
- identificar princípios básicos para a obtenção de um bom delineamento
- pesquisar e desenvolver sentido crítico na selecção de delineamentos e interpretação de resultados.
- Conhecer  e saber aplicar a dados reais as principais técnicas de Amostragem
- Identificar os principais Modelos Lineares e saber ajustá-los a problemáticas reais.
- Saber usar e interpretar as principais técnicas de ANOVA e proceder à análise de contrastes.
- Saber aplicar Metodologias de Superfícies de Resposta na modelação e análise de problemas de optimização.   
- Saber lidar com softwares adequados à análise de dados em delineamento experimental, nomeadamente a linguagem R.


 


1. Relevância e Resenha Histórica do Planeamento de Experiências
2. Investigação: Questões, Objectivos, Pressupostos, Gestão do Plano
3. Desafios da Abordagem a Dados Reais
4. Técnicas de Amostragem: Simples, por Elementos e por Grupos
5. Introdução aos Modelos Lineares
6. Modelos de ANOVA e Inferência
7. Planos Fatoriais
8. Técnicas de Comparação de Níveis e estimação de Contrastes
9. Metodologias de Superfície de Resposta


 

[1] Forthofer,R.N., Lee, E.S., Hernandez, M., Biostatistics: A Guide to Design, Analysis and Discovery, 2nd Ed., Academic
press, 2007
[2] Johnson, P. O., Modern Sampling Methods: Theory, Experimentation, Applications, Textbook Puvblishers, 2003
[3] Montgomery, D.C., Design and Analysis of Experiments, 7th Ed., Wiley, 2009
[4] Oliveira, T.A., Estatística Aplicada, Edições Universidade Aberta, 287, 2004
[5] Quinn, G.P., M.J.Keough, Experimental Design and Data Analysis for Biologists, Cambridge University Press, 2002
[6] Sousa, M.F.F., Amostragem: Uma introdução, Edições Universidade Aberta, 253, 2002

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.

Pré-requisitos: Não aplicável
Materiais de apoio complementares serão disponibilizados na plataforma de e-learning.