ECTS: 7
Área científica: Ciência e Tecnologia Alimentar
Total de horas trabalho: 195
Total de horas de contacto: 35
Pretende-se com esta unidade curricular habilitar os estudantes para a avaliação do sistema da cadeia agroalimentar, numa perspetiva global, considerando atores, produtos e mercados, bem como as ferramentas das empresas agroalimentares para actuarem nesse mesmo sistema.
Perceção do risco alimentar Políticas para os bens agroalimentares (marketing mix) Processo de decisão de compra Sistema agroalimentar
Espera-se que o estudante ao concluir esta unidade curricular seja capaz de: • Caracterizar o sistema agroalimentar • Explicar o processo de decisão de compra face aos bens agroalimentares • Avaliar a influência do risco alimentar percebido no processo de decisão de compra do consumidor • Avaliar as atitudes do consumidor face aos organismos geneticamente modificados • Avaliar as ferramentas que as empresas agroalimentares dispõem para atuar no sistema agroalimentar (marketing mix)
1. Introdução ao Sistema da Cadeia Agroalimentar 2. Comportamento do consumidor face aos bens: processo de decisão de compra; perceção do risco alimentar 3. Atitudes do consumidor face aos organismos geneticamente modificados 4. Produto: diferenciação do produto alimentar – marca; produtos alimentares com nomes protegidos 5. Comunicação 6. Preço 7. Distribuição
- Backer, G. A., Grunewald, O., Gorman, W. D., Introduction to Food and Agribusiness Management, Prentice Hall, 2002
- Kittler, P.G., Food and Culture, Wadsworth/Thomson Learning, 2004
- Schaffner, D.J., Schroder, W.R., Earle, M.D., Food Marketing: an International Perspective, 2nd ed., McGraw-Hill, 2003
E-learning (completamente online).
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação
final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da
unidade curricular.