Semiótica do Texto e da Imagem
Código: 52025
Departamento: DH
ECTS: 8
Área científica: Humanidades
Total de horas trabalho: 208
Total de horas de contacto: 44

Estudo do fenómeno definido como “semiose”, enquanto possibilidade significativa e, portanto, também comunicativa, aprofundando as implicações - sobretudo narratológicas, mas não só - que tal fenómeno assume nos grandes âmbitos da comunicação textual (em particular da literatura) e da comunicação visual (em particular do cinema), encarados sobretudo numa perspectiva comparada.

semiose
Iconicidade
Narratologia
Transcodificação

-Compreensão do fenómeno da semiose
-Compreensão do conceito semiótico de “texto”
-Compreensão dos conceitos de iconicidade e de imagologia
-Introdução à história e situação actual da Narratologia enquanto específico fenómeno semiótico
-Identificação das diferenças e semelhanças entre a semiose textual e a semiose imagética
-Capacidade de exemplificação do fenómeno e do estabelecimento de comparações

1.Semiose, Semiologia e Semiótica – uma abordagem histórica e evolutiva
2.O texto como entidade semiótica: texto verbal, texto pictórico, texto musical, texto audiovisual
3.Natureza e iconicidade da imagem – da Imagem à Imagologia
4.Situação actual da Narratologia como específico fenómeno de semiose temporal
5.Da semiótica do texto à semiótica da imagem – semelhanças, diferenças, consequências.
6.Estudo de casos de transcodificação inter-semiótica.

BARTHES, Image. Music. Text. London, Fontana Press, 1977
BELLO, Maria do Rosário Lupi, Narrativa Literária e Narrativa Fílmica. O caso de “Amor de Perdição”. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian/FCT, 2007.
CHATMAN, Seymour, “Narrative and two other text types” in Coming to Terms. The Rhetoric of Narrative in Fiction and Film. Ithaca and London, Cornell University Press, 1990.
ECO, Umberto, Tratado de Semiótica Geral. São Paulo, Perspectiva, 2000.
JOLY, Martine, Introdução à análise da Imagem. Lisboa, Edições 70, 1994.
METZ, Christian, A Significação no Cinema. São Paulo, Editora Perspectiva, 1977
MITCHELL, Image, Text, Ideology. Chicago/London, The University of Chicago Press, 1987.
POSTMAN, Neil, Amusing Ourselves to Death: Public Discourse in the Age of Show Business. New York, Penguin Books, 1986.
POTTER, Cherry, Image, Sound and Story. The Art of Telling in Film. London, Secker  &Warburg, 1990.
REQUENA, Jesus, El discurso televisivo: espectáculo de la posmodernidad. Madrid, Catedra, 1988

E-learning.

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.