Seminário Temático
Código: 33012
Departamento: DH
ECTS: 15
Área científica: História da Arte
Total de horas trabalho: 390
Total de horas de contacto: 60

 A partir das fontes primárias e da análise do objeto artístico, o Seminário dedicar-se-á ao estudo e à reflexão sobre vários temas da arte em Portugal dos séculos XV e XVI. A unidade curricular será adaptada ao perfil do estudante que a frequentar e ao tema de investigação que pretender desenvolver.
 

Arquitectura
Escultura
Pintura
História da Arte

* Aprofundar conhecimentos dos conteúdos programáticos previstos; * Conhecer e dominar as fontes e os métodos de análise para o estudo da Arte dos séculos XV e XVI em Portugal; * Desenvolver o pensamento crítico sobre as problemáticas inerentes ao estudo da Arte em Portugal no período considerado

* Capacidade de compreensão no domínio científico da História, com especial incidência na área da História da Arte do final da Idade Média e o Renascimento; * Capacidade de analisar criticamente os conteúdos ministrados e de sintetizar, em simultâneo, novas ideias e perspectivas; * Desenvolvimento da capacidade de investigar tendo por objectivo a produção de conhecimento científico especializado e original no domínio da História, com especial incidência na área da História da Arte do final da Idade Média e o Renascimento em Portugal.

 

1- Fontes para a História da Arte Portuguesa dos séculos XV e XVI 2 – Temas de Arquitectura Portuguesa: do Gótico tardio ao «Estilo Chão» 3 – Pedra e Madeira: escultores em Portugal nos séculos XV e XVI 4 - A Arte da Pintura em Portugal: séculos XV e XVI

CARVALHO, José Alberto Seabra e CAETANO, Joaquim Oliveira (coord.), Primitivos Portugueses – o século de Nuno Gonçalves, Lisboa, Athena, 2010.
DIAS, Pedro (coord.), A Escultura de Coimbra: do Gótico ao Maneirismo, Catálogo da Exposição, Coimbra, Câmara Municipal de Coimbra, 2003.
LEVENSON, Jay e SILVA, Nuno Vassalo e (ed.), Encompassing the Globe: Portugal e o Mundo nos séculos XVI e XVII, Lisboa, MNAA/IMC, 2009.
PEREIRA, Paulo (dir.), História da Arte em Portugal, vol. II, Lisboa, Ed. Temas e Debates, 1995.
RODRIGUES, Dalila, A Pintura num século de excepção 1450-1550, Lisboa, Fubu Editores, 2009.

NOTA: serão fornecidas outras referências bibliográficas de acordo com os temas tratados durante o semestre
 

E-learning

A avaliação dos doutorandos é contínua, resultando da ponderação de todos os elementos de participação no seminário temático ao nível do forum e de trabalhos escritos apresentados sobre os temas em análise.

Os estudantes têm de ter acesso a um computador com ligação à Internet, ter um endereço de correio eletrónico e, desejavelmente, possuir literacia informática na perspetiva do utilizador.