Seminário Temático – A escultura portuguesa entre os séculos XIV e XVI
Código: 33012-3
Departamento: DCSG
ECTS: 15
Área científica: Estudos do Património
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Este seminário pretende desenvolver os conhecimentos sobre a realidade escultórica portuguesa entre os séculos XIV e XVI. Estudar-se-ão as principais oficinas, os modos de operatividade, os escultores e as conjunturas formativas.

  • Escultura
  • Talha
  • Escultores

  • Entender a especificidade e a dimensão dos problemas relacionados com a escultura portuguesa do período em aferição;
  • Aquisição de práticas de investigação adaptadas aos conteúdos propostos;
  • Capacidade de levantar, e de solucionar problemas (teórico-práticos) no âmbito da investigação científica relacionada com a escultura portuguesa dos séculos XIV ao XVI.

  • Escultura Gótica em pedra: Mestres Pero, Telo Garcia, João Afonso, e Diogo Pires o Velho.
  • Escultura do século XV: Diogo Pires-o -Novo, mestres estrangeiros activos em Portugal (Olivier de Gand, Fernão Muñoz, Mestre Machim). 
  • Escultura do século XVI (os ciclos de pedra e barro): Nicolau Chanterene, João de Ruão, Odart e outros escultores activos em Portugal.
  • A Escultura do século XVI (o ciclo da madeira): a retabulística em madeira, a oficina de Gaspar Coelho.

A.VV., História da Arte em Portugal. Lisboa: Publicações Alfa, 1986.

AA.VV., O Sentido das Imagens: escultura e arte em Portugal, 1300-1500. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga / Instituto Português dos Museus, 2000.

Antunes, Joana, Uma epopeia entre o sagrado e o profano. O cadeiral de Coro do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. Coimbra: FLUC, 2010.

Dias, Pedro, Importação de Esculturas de Itália nos Séculos XV e XVI. Porto: Editorial Paisagem, 1982.

                  – Os Portais Manuelinos do Mosteiro dos Jerónimos. Coimbra: Instituto de História da Arte da Universidade de Coimbra, 1993.

                 – A Escultura Maneirista Portuguesa. Coimbra: Minerva Editora, 1995.

                 – O Fydias Peregrino. Nicolau Chanterene e a Escultura Europeia do Renascimento. Coimbra: Instituto de História da Arte da Universidade de Coimbra, 1996.

        – (Coordenação), Estudos sobre Escultura e Escultores do Norte da Europa em Portugal. Época Manuelina. Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos descobrimentos Portugueses, 1997.

Fernandes, Carla Varela, Imaginária Coimbrã dos Anos do Gótico, Coimbra: FLUL, 1997.

                             –, Memórias de Pedra. Escultura Tumular Medieval da Sé de Lisboa. Lisboa: Ministério da Cultura / Instituto Português do Património Arquitectónico, 2001.

Gonçalves, Carla Alexandra, Gaspar Coelho, um escultor do Maneirismo. Lisboa: Livros Horizonte, 2001.

                               – Os escultores e a escultura em Coimbra, uma viagem além do renascimento. Coimbra: FLUC, 2005. Grilo, Fernando Jorge, Nicolau Chanterene e a afirmação da escultura do Renascimento na Península Ibérica (c. 1511 - 1551). Lisboa: FLUL, 2000.

Gouveia, António Camões; Pereira, Paulo (Coordenação); Dias, Pedro (Comissário Científico), O Brilho do Norte. Escultura e Escultores do Norte da Europa em Portugal - Época Manuelina. Catálogo da Exposição. Lisboa: Palácio Nacional da Ajuda, Galeria de Pintura do Rei D. Luís, 1997.

Martin Gonzalez, J, El artista en la sociedad española del siglo XVII. Madrid: Catedra, 1993 .

Miranda, Maria Adelaide; Serrão, Vítor; Machado, José‚ Alberto Gomes; Silva, Raquel Henrique da, História das Artes Plásticas. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, Europália 91, 1991. 

Pamplona, Fernando de, Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses ou que Trabalharam em Portugal. Barcelos: Livraria Civilização, 2000. 5 vols.

Pereira, José Fernandes (Direcção de), Dicionário de Escultura Portuguesa. Lisboa: Editorial Caminho, 2005.

Pereira, Paulo (Direcção de), História da Arte Portuguesa. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995-1996.

Pereira, Paulo, De Aurea Aetate. O Coro do Convento de Cristo em Tomar e a Simbólica Manuelina. Lisboa: Ministério da Cultura / Instituto Português do Património Arquitectónico, 2003.

Santos, Reynaldo dos, A Escultura em Portugal, Lisboa: Academia Nacional de Belas Artes, 1948-1950.

Smith, Robert - A Talha em Portugal. Lisboa: Livros Horizonte, 1963.

Wittkower, Rudolf, Escultura. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

E-learning

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização trabalhos escritos em formato digital realizados ao longo do semestre lectivo.