Nesta Unidade curricular analisa-se o império e as suas representações no alvor da modernidade. Problematizaremos a formação e evolução do império Português, tendo em atenção os conceitos de representação e de império. Num segundo momento, sistematizam-se os modelos de representação imperial em Portugal. De seguida estuda-se a evolução das noções de espaço e de tempo, na construção da ideia de Império. Por último, problematizam-se práticas imperiais nos contextos extra-europeus, focalizando o caso português, não deixando de ter em atenção o modo como o "Outro" foi sendo representado ao longo da História Moderna
Serão 5 os tópicos desenvolvidos nesta unidade curricular:
AVELAR, Ana Paula Menino, Veredas da Modernidade-Escrevendo o Mundo no Portugal de Quinhentos, Lisboa: Colibri, 2022.
AVELAR, Ana Paula, Representações de um “Mundo Novo” no Portugal de Quinhentos, Chamusca: Edições Cosmos, 2009
BETTENCOURT, Francisco et all, História da Expansão Portuguesa, Lisboa,:Temas e Debates, 1998.
BITTERLI, Urs, cultures in conflict, Cambridge: Polity Press, 1989.
BURBANK, Jane , Frederick Cooper, Empires in world History- Power and Politics of Difference, Princeton , Princeton University Press, 2010 .
COSTA, João Paulo de Oliveira (cord.)., História da Expansão e do Império Português, Lisboa: Esfera dos Livros, 2014.
MARIN, Louis, On representation, Stanford: Stanford University Press, 2001.
MULHERN, Francis, Culture/Metaculture, London and New York, 2000.
RICOEUR, Paul, La mémoire , L'Histoire, l'oubli, Paris: Editions do Seuil, 2000.
SCHWARTZ, Stuart B. ,Implicit Understandings- Observing, reporting, and reflecting on the encounters between Europeans and Other peoples in the early Modern Era, Cambridge: Cambridge University Press, 1994.
E-learning
Os estudantes têm de ter acesso a um computador com ligação à Internet, ter um endereço de correio eletrónico e, desejavelmente, possuir literacia informática na perspetiva do utilizador.
Esta unidade curricular é leccionada em língua portuguesa.
A bibliografia será em português, castelhano, francês e inglês.