Seminário Temático – Impacte das Alterações Climáticas na Evolução das Comunidades Humanas
Código: 33007-6
Departamento: DCSG
ECTS: 15
Área científica: História
Total de horas trabalho: 390
Total de horas de contacto: 60

Este seminário pretende sensibilizar os estudantes para o impacto das alterações climáticas na evolução das sociedades humanas. Nesse sentido, serão discutidos conceitos como os do “antropoceno” (i.é o momento em que o desenvolvimento da sociedade humana passa a ter um impacto na natureza, aí deixando uma impressão incontornável). Para tanto, tomar-se-á como ponto de análise a marca deixada pelo Homem no Meio entendido como terra, oceanos e atmosfera. Esta abordagem assumirá especial acutilância a partir da Revolução Industrial prolongando-se até aos finais do século XX. Por último, serão realçados dois estudos de caso de oscilações climáticas histórias, nomeadamente, o Pequeno Óptimo Climático (MWP) e a Pequena Idade do Gelo (LIA).

  • Clima versus meteorologia;
  • As flutuações climáticas em tempos históricos;
  • As Comunidades Humanas e o Clima. adaptação/mitigação;
  • A controvérsia em torno do “antropoceno".

  • Identificação das principais questões relacionadas com a evolução climática e a evolução humana;
  • Capacidade de análise e interpretação de dados provenientes de vários tipos de testemunhos (textos, material gráfico, iconográfico entre outros);
  • A importância de análises interdisciplinares.

1. Das alterações climáticas glaciares do Pleistoceno ao “Verão Holocénico”;

2. A diferença entre alterações climáticas e variações meteorológicas;

3. A pertinência do “Antropoceno”?;

4. A revolução industrial como expressão primeira pegada ecológica Humana com relevância?

5. Dois estudos de caso: o Pequeno Óptimo Climático (MWP) e a Pequena Idade do Gelo (LIA).

ALCOFORADO, Maria João; NUNEZ, Maria de Fátima & GARCIA, João Carlos (1998). “Climate and Humam Societies in Southern Portugal During the Late Maunder Minimum and the Early Instrumental Period”, in The Second International Climate and History Conference, Climatic Research Unit, University of East Anglia, Norwich, UK, (7-11) September, pp. 6-8.

● ALEXANDRE, Pierre (1987). Les climat en Europe au moyen age:contribution à l’histoire des variations climatiques de 1000 à 1425, d’après les sources narratives de l’Europe Occidentale, Paris, Éditions de l'Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris.

● BASTOS M.R.; FREITAS J.G.; RIBEIRO; J.P.C. (2018)." Climate: The Great Maestro of Life on Earth. History, Didactics and Case Studies". In: Leal Filho W., Manolas E., Azul A., Azeiteiro U., McGhie H. (eds) Handbook of Climate Change Communication: Vol. 3. Climate Change Management. Springer, Cham pp. 99-111.

● BROOKE, John L. (2014). Climate Change and the Course of Global History. A Rough Journey. Cambridge University Press.

● BUTZER, Karl W. ( 1996). Collapse, environment, and society. Available at: http://www.pnas.org/content/109/10/3632 (accessed in August 2018).

● CHAKRABARTY, Dipesh (2018). "The Climate of History: Four Theses". In The University of Chicago Press Journal, Critical Inquiry, Vol. 35, No. 2 (Winter 2009), pp. 197-222.

● DOMÍNGUEZ-CASTRO, Fernando; C de MIGUEL, Juan; VAQUERO, José M; GALLEGO, María C & GARCÍA-HERRERA, Ricardo (2014). "Climatic potential of Islamic chronicles in Iberia: Extreme droughts (ad 711–1010)". Available at: http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0959683613518591 (accessed in August 2018).

● FREITAS J.G.; BASTOS M.R.; DIAS J.A. (2018). "Traditional Ecological Knowledge as a Contribution to Climate Change Mitigation and Adaptation: The Case of the Portuguese Coastal Populations". In: Leal Filho W., Manolas E., Azul A., Azeiteiro U., McGhie H. (eds) Handbook of Climate Change Communication: Vol. 3. Climate Change Management. Springer, Cham, pp. 257-269.

● HELAMA, Samuli; JONES, Phil D.; BRIFFA, Keith R. (2017) - Dark Ages Cold Period: A literature review and directions for future research. Available at: http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0959683617693898 (accessed in August 2018).

● LAMB, H. H. (1995). Climate, History and Modern World, second edition, London, Routledge.

E-learnig

Serão contemplados:

1) A participação nas discussões nos fora lançados no âmbito da turma virtual. A avaliação das intervenções nos fora terá em atenção:

- A participação (de acordo com as normas enunciadas em cada discussão);

- A Identificação dos aspetos principais e acessórios;

- A relevância da argumentação.

2) A realização de trabalhos individuais.