Esta unidade curricular aborda, de forma integrada e articulada, quatro temáticas centrais: a análise, a partir de uma perspetiva global; dos principais padrões das migrações na atualidade e os respetivos sistemas migratórios; a problemática dos impactos das migrações sobre o desenvolvimento dos territórios de origem dos migrantes, relacionando as questões numa perspetiva macro e micro sociológica; um exame comparativo da relação subjacente a estes processos migratórios considerando a dimensão intercultural dos atores em presença e, por fim, as circunstâncias específicas de interação destes temas com as migrações forçadas.
Migrações
Desenvolvimento
Interculturalidade
Refugiados
As competências a adquirir com esta unidade curricular resultam dos objetivos de aprendizagem definidos a nível do 3º ciclo, adaptando-os aos conteúdos específicos da unidade. Na generalidade, merecem atenção especial as competências de produção de conhecimento científico original. Mais em particular, pretende-se:
- o reforço das competências teóricas e aplicadas do estudo das migrações, na sua relação com a cultura e o desenvolvimento;
- o aumento da capacidade de integração de conhecimentos interdisciplinares, provenientes sobretudo da sociologia, economia e antropologia, de modo a melhor captar a complexidade daqueles domínios;
- o desenvolvimento das capacidades de análise e raciocínio crítico;
- a melhoria das competências de comunicação oral;
- a melhoria das competências de investigação e produção de conhecimento complexo de forma autónoma.
1. Introdução: migrações atuais e perspetivas teóricas
1.1 As migrações na atualidade: padrões globais e sistemas migratórios mundiais
1.2 Perspetivas teóricas sobre as migrações: abordagens micro- e macro-sociológicas
2. Migrações e desenvolvimento sustentável
2.1 Migrações e desenvolvimento socioeconómico: mercado de trabalho, remessas e outros efeitos
2.2 Diásporas e transnacionalismo: aspetos económicos, socioculturais e políticos
3. Interculturalidade e desenvolvimento
3.1 A abordagem cultural do desenvolvimento: perspetivas teóricas sobre a relação entre cultura, economia e política
3.2 Perspetivas macrossociais e microssociais da interculturalidade face à mobilidade e desenvolvimento
4. Migrações forçadas, requerentes de asilo e refugiados
4.1 Migrações forçadas e desenvolvimento: desafios locais e relações globais entre sociedades de partida e sociedades de acolhimento
4.2 Percursos forçados, acervos patrimoniais (i)materiais e (re)construção das sociabilidades identitárias
Bastia, T. & Skeldon, R. (Ed.) (2020). The Routledge Handbook of Migration and Development. Routledge.
Betts, A. 2009. Development assistance and refugees: towards a North- South grand bargain? RSC, University of Oxford.
Castles, S. e Miller, M. (2019). The Age of Migration: International Population Movements in the Modern World. Guilford Publications.
Costa, P.M. & Sousa, L. (2018). 40 Anos de independências: migrações forçadas e regimes de asilo nos PALOP (1975-2013). Cadernos de Estudos Africanos. janeiro-junho de 2018, 35, 89-108.
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E-learning
A avaliação das aprendizagens será realizada com base na avaliação contínua das atividades individuais e em grupo. A avaliação final resulta da ponderação de vários elementos: qualidade da participação em fóruns de debate; trabalhos individuais e em grupo (leituras críticas e ensaios) e trabalho final individual.