Seminário Temático Doutoral II. Média e Mediações Culturais
Código: 43011
Departamento: DCSG
ECTS: 10
Área científica: Ciências Sociais
Total de horas trabalho: 260
Total de horas de contacto: 40

Este Seminário Doutoral tem como principal objetivo desenvolver o conhecimento teórico e capacidade de análise cultural a partir dos media enquanto recursos de comunicação, mediação e representação, nas diferentes vertentes socio-culturais. Daremos destaque à análise da cultura crescentemente plural, relacional e mediada, dando particular atenção à trama multissituada das redes e dos deslocamentos dos atores do local para o transnacional (migrações, turismo, circulação de bens, redes sociais virtuais, telecomunicações).

Analisará deferentes media visuais, para explorar as maneiras pelas quais moldam a perceção e a experiência das diferentes culturas. Ao longo do seminário, enfatiza-se o poder inerente das imagens e das sua capacidade de moldar nossas próprias experiências culturais.

Explorará a abordagem etnográfica, capaz de entender o contexto, a cultura e as suas nuances, combinando métodos etnográficos tradicionais de observação participativa com as ferramentas de netnografia e da análise visual.

1.MEDIA

2. Análise Cultural

3.Método etnográfico

4.Metodologias visuais

 

Ao concluir esta unidade curricular os/as estudantes deverão ter desenvolvido as seguintes competências:

    Adquirir fundamentos teóricos e conceptuais necessários para a compreensão dos conteúdos programáticos da UC e dos conceitos de media e mediação cultural.

 • Desenvolver competências interpretativas decorrentes da necessidade de repensar a adequação das metodologias de investigação antropológica a novos terrenos, contextos, práticas sociais e culturais (métodos participativos, metodologias visuais e sonoras, cultura visual e sonora, ambientes virtuais, etc.) e como esta prática configura uma etnografia móvel e multi-situada.

    Por em prática competências de análise crítica, de avaliação e de síntese, de ideias novas e complexas visando a resolução de problemas e investigação científica original: estudo de casos e conceção e desenvolvimento de projetos e ações.

• Desenvolver competências de pesquisa, de autoaprendizagem e de promoção     de cultura e mediação científica: procura de recursos de formação, de investigação das dinâmicas sociais e culturais tecnologicamente mediadas

Tema 1 - Teorias e conceitos. Media, mediações, cultura. (Re)configurações da cultura na era tecnológica. Mediações culturais:

       1. Os media: corpo e a voz; pintura parietal e artes plásticas (arte móvel); da escrita à imprensa; era da reprodutibilidade técnica–fotografia, cinema, som; era da transformação     digital – novos media

2. Cultura e suas reconfigurações–reconfiguração da cultura na era digital

3. Mediação e mediações culturais.

Tema 2 - Metodologias especificas:

1. Métodos visuais e audiovisual de investigação e análise da cultura;
2. Antropologia dos media e da mediação cultural,
3. Metodologias audiovisuais participativas,
4. Construção e análise do discurso mediático (escrito, audiovisual, hipermédia, web-doc).

Tema 3 - Temas específicos – passagem ao terreno e design de investigação

1. Mediações artísticas
2. Imagens, cultura e desenvolvimento local
3. Identidade cultural, interculturalidade e mediação tecnológica.
4. Cultura Visual e Turismo- O turismo como experiência visual. Mediação turística.
5. Cultura, tecnologia e mediação do conhecimento. Reflexividade e instituições sociais reflexivas. Integração do conhecimento no desenvolvimento local.

 

AMARAL, I. (2016). Redes Sociais na Internet: Sociabilidades Emergentes. ed. 1, Covilhã: Editora LabCom.IFP http://www.labcom-ifp.ubi.pt/ficheiros/201701311021-201619_redessociais_iamaral.pdf

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BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA

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IMPRENSA

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BOURDIEU, Pierre. 1984. Distinction: A social critique of the judgement of taste. Cambridge, MA: Harvard Univ. Press.

RADIO

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FILMES

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TELEVISÃO

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CAMPOS, Ricardo (2020) Juventude e culturas de rua híbridas, Sociologia & Antropologia 10(2)

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RECUERO, Raquel (2004) “Comunidades virtuais - Uma abordagem teórica” Biblioteca Online de Ciências da Comunicação (http://www.bocc.ubi.pt/pag/recuero-raquel-comunidades-virtuais.pdf)

MIX MEDIA.

GERSHON, Ilana, ed. 2010. Special issue: Media ideologies. Journal of Linguistic Anthropology 20.2

E-learning

Avaliação contínua online no contexto da plataforma Moodle.

Participação nos fóruns e trabalhos individuais e de grupo ao longo do semestre. Trabalho final individual.