Seminário Temático Doutoral II. Interculturalidade e Artes
Código: 43010
Departamento: DCSG
ECTS: 10
Área científica: Ciências Sociais
Total de horas trabalho: 260
Total de horas de contacto: 40

Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes adquiram bases teóricas e conceptuais para problematizarem, a partir de diferentes objetos, a relação entre o campo das artes e da cultura e os fenómenos da interculturalidade no mundo contemporâneo. O principal objetivo é fornecer capacidade crítica para pensar a relevância que as dimensões da criatividade e da estética assumem na forma como diferentes comunidades e culturas se expressam e relacionam entre si, tanto a nível das práticas desenvolvidas nessas comunidades como das instituições que as enquadram. Para tal, propõe-se a aquisição de um conjunto de conceitos e a análise das temáticas de investigação que têm contribuído para problematizar o papel da arte e das produções simbólicas enquanto fenómenos identitários. Transversal às matérias propostas é o debate em torno das interações, diálogos e conflitos de natureza simbólica e identitária que contribuem para problematizar as dimensões da interculturalidade.

Cultura
Arte
Globalização
Interculturalidade

1. Compreender e articular as principais teorias e debates em torno das temáticas da cultura e das artes
2. Compreender as artes e a cultura em articulação com os processos de globalização e da interculturalidade nas sociedades contemporâneas.
3. Problematizar e construir juízos bem fundamentados acerca das temáticas abordadas.
4. Saber aplicar conhecimentos adquiridos a estudos de caso nomeadamente sobre a realidade Portuguesa.

1.Cultura e Sociedade
1.1 - O que é a Cultura? Principais teorias e debates em ciências sociais
1.2 -Noções e dimensões de cultura.
1.3 - As indústrias e as políticas culturais
1.4 - Produção cultural, identidade étnica e nacional
1.5 - Estudos de caso
2.Arte e Sociedade
2.1 - O que é a arte? Principais teorias e debates em ciências sociais
2.2 - Os mundos e o campo de produção artística
2.3 - Sistemas, agentes e eventos
2.4 - Estudos de caso
3.Globalização
3.1 - Globalização: noções básicas e principais dimensões.
3.2 – A globalização cultural
3.3 – Media, novos media e globalização
3.4 - Estudos de caso
4. Interculturalidade nas artes e na cultura
4.1 - Diáspora, migrações e expressividades estético-culturais
4.2 - Mestiçagens e Hibridismos culturais
4.3 - Arte, cultura e empreendedorismo local
4.4 – Estudos de caso

 

BOURDIEU, Pierre (1993), The Field of Cultural Production, Cambridge, Polity.
CAMPOS, Ricardo (2010), Porque pintamos a cidade? Uma abordagem etnográfica ao graffiti urbano, Lisboa: Fim de Século
CAMPOS, Ricardo, NUNES, Pedro, SIMÕES, José Alberto (2005), “Entre subculturas e neo-tribos: propostas de análise dos circuitos culturais juvenis. O caso da música rap e do hip-hop” in Fórum Sociológico 13/14 (2ª série), pp.171-189.
CUCHE, Denys (1999), A noção de cultura nas Ciências Sociais, Lisboa, Fim de Século Edições.
HALL, Stuart (2004), A identidade cultural na pós-modernidade, Rio de Janeiro, DP&A Editora
LULL, James (2000), Media, communication, culture – a global approach, Cambridge, Polity Press
TOTTA, Ana Lisa (2000), A Sociologia da Arte. Do museu tradicional à arte multimédia, Lisboa, Editorial Estampa
WARNIER, Jean-Pierre (1999), A mundialização da cultura, Lisboa, Editorial Notícias,

A avaliação das aprendizagens nesta unidade curricular será realizada com base na avaliação contínua das actividades individuais e em grupo. A avaliação final resulta da ponderação de vários elementos de avaliação: qualidade da participação em fóruns de debate; trabalhos individuais e em grupo (leituras críticas e ensaios); trabalho final individual.