Seminário Temático Doutoral I. Intervenção Social em Contextos Interculturais
Código: 43007
Departamento: DCSG
ECTS: 10
Área científica: Ciências Sociais
Total de horas trabalho: 260
Total de horas de contacto: 40

Este seminário tem como principal objetivo: analisar criticamente algumas características específicas da intervenção social em diversos contextos interculturais. Objetivos específicos: 1. Desconstruir o conceito de intervenção social no contexto do sistema de ciências sociais; 2. Analisar as estratégias de mediação sociocultural em contexto migratório, em espaço urbano globalizado; 3. Analisar sistemas de intervenção social em contexto intergeracional; 4. Analisar sistemas de intervenção social em contextos interculturais diferenciados, tomando como caso paradigmático os ciganos em Portugal.

Intervenção Social
Contextos de intervenção
Relações intergeracionais
Ciganos

A nível da aprendizagem individual, o estudante deverá realizar, de forma autónoma, um conjunto de leituras, pesquisas e atividades sobre os diversos tópicos programáticos, tendo por base a bibliografia, recursos de aprendizagem e as orientações fornecidas pelo/a docente. No que respeita o trabalho em equipa, este desenvolve-se num contexto de interação e de diálogo entre os estudantes, visando promover e estimular o trabalho conjunto, a troca, o debate e a negociação de ideias assim como a capacidade para adquirir e produzir e transmitir conhecimentos num contexto de grupo.

1. Intervenção social: questões conceptuais
1.1. Cultura, Ciências Sociais e intervenção social
1.2. Conceito, subsistemas, escalas e domínios de atuação da intervenção social
1.3. A sociologia de intervenção
2. Sociedades modernas e contextos de intervenção
2.1. Fluxos migratórios e miscigenação cultural nas sociedades globalizadas
2.2. Territórios de intervenção interculturais e a estigmatização dos espaços sociais e urbanos
2.3. A mediação sociocultural como instrumento de intervenção
3. Intervenção social e relações intergeracionais
3.1. Um mapa conceptual das relações intergeracionais
3.2. Educação para a cidadania e relações intergeracionais
3.3. Análise de um caso
4. Atuar em contextos interculturais diferenciados: o caso dos ciganos em Portugal
4.1. Breve caracterização sociocultural e económica dos ciganos
4.2. Integração e exclusão social dos ciganos em Portugal
4.3. Ciganos e políticas sociais: processo em construção
5. Trabalho temático

Carmo, H., 2007, 2008, Desenvolvimento comunitário, Intervenção social com grupos Lx, UAb
Carmo, H., 2011, Teoria da política social: um olhar da ciência política, Lx, ISCSP
Jacob, Luís, 2012, Animação de idosos: novas atividades, Almeirim, RUTIS
Lages, Mário Ferreira e Matos, Artur Teodoro (2008), Portugal: Percursos de interculturalidade, Lx, ACIDI, 4 volumes
Magano, Olga, 2010, Tracejar vidas “normais”: estudo qualitativo sobre a integração de indivíduos de origem cigana na sociedade portuguesa, Lx, UAb
Malheiros, J.M., 2011, Promoção da Interculturalidade e da integração de proximidade, Lx, ACIDI
OMS, 2009, Guia global das cidades amigas das pessoas idosas, Lx, FC Gulbenkian
Paúl, C. et al, 2012, Manual de Gerontologia, Porto, LIDEL
 

E-learning

A avaliação das aprendizagens nesta unidade curricular será realizada com base na avaliação contínua das atividades individuais e em grupo. A avaliação final resulta da ponderação de vários elementos de avaliação: qualidade da participação em fóruns de debate; trabalhos individuais e em grupo (leituras críticas e ensaios); trabalho final individual.