Seminário sobre Tendências do Empreendedorismo e Cidadania Global
Código: 62134
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Ciências Sociais e do Comportamento
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 40

Através do seminário sobre tendências do empreendedorismo e cidadania global serão disponibilizados aos alunos dados sobre as tendências empreendedoras, de modo particular aquelas que têm sido criadas nas últimas décadas, com destaque para a qualidade de vida, a inovação educativa e inovação organizacional.

Seminário

Tendências

Empreendedorismo

Cidadania global

Desafios

  • Identificar possibilidades de desenvolvimento de projetos de empreendedorismo social;
  • Analisar alternativas de projetos inovadores para apoiar as profissões de risco;
  • Perspetivar a atual relevância dos programas educativos sobre competências digitais;
  • Identificar potenciais projetos promotores da cidadania global;
  • Definir possíveis evoluções da inteligência artificial no futuro próximo;
  • Contrastar os dados históricos da economia em geral com os da emergente economia circular;
  • Compreender o interesse crescente dos big data na tomada de decisão informada.

  1. Empreendedorismo e qualidade de vida
  2. Empreendedorismo e inovação educativa
  3. Empreendedorismo e inovação organizacional

Bibliografia obrigatória:

Bassett, D. S., & Sporns, O. (2017). Network neuroscience. Nature Neuroscience, 20(3), 353–364.https://doi.org/10.1038/nn.4502

Jardim, J., & Franco, J. E. (2019). Empreendipédia - Dicionário de Educação para o Empreendedorismo. Gradiva.

Kickul, J., & Lyons, T. S. (2016). Understanding Social Entrepreneurship: The Relentless Pursuit of Mission in an EverChanging World (2.a). Routledge.

Kuratko, D. F. (2005). The emergence of entrepreneurship education: development, trends, and challenges.Entrepreneurship Theory and Practice, 29(5), 577-598. https://doi.org/10.1111/j.1540-6520.2005.00099.x

Nabi, G., Liñán, F., Fayolle, A., Krueger, N., & Walmsley, A. (2017). The Impact of Entrepreneurship Education in HigherEducation: A Systematic Review and Research Agenda. Academy of Management Learning & Education, 16(2), 277–299. https://doi.org/10.5465/amle.2015.0026

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.