Seminário de Tese (2º Ano)
Código: 23012
Departamento: DCET
ECTS: 0
Área científica: Média-Arte Digital
Total de horas trabalho: 3120
Total de horas de contacto: 180

Esta unidade curricular visa construção de um projecto de investigação e desenvolvimento-intervenção específico em média-arte digital a implementar preferencialmente em contextos de experimentação real e cujo produto final se materializa numa tese de doutoramento. Deve configurar a identificação de novos problemas e suscitar, no plano conceptual e praxeológico, a busca de respostas criativas e ajustadas aos contextos de intervenção.

Tese de Doutoramento
Trabalho de Doutoramento
Doutor em Média-Arte Digital

Ao concluir esta unidade curricular o aluno deverá estar capaz de:
  • Analisar criticamente contextos de desenvolvimento-intervenção em média-arte digital;
  • Conceber, implementar e avaliar um projeto de investigação e desenvolvimento-intervenção em média-arte digital;
  • Desenvolver instrumentação conceptual e metodologicamente ajustada ao desenvolvimento do projeto de investigação / experimentação artística e desenvolvimento-intervenção;
  • Redigir documentação crítica acerca do projeto desenvolvido, integrando todos os elementos produzidos numa tese final.

A diversidade dos contextos de intervenção em que se prevê que tenha lugar a realização do trabalho de tese aconselha a abertura dos tópicos programáticos, que se irão definindo à medida que o aluno vai avançando no seu doutoramento. Existem, no entanto, alguns tópicos que deverão ser contemplados:
  1. Observação e análise de contextos de investigação-ação, públicos-alvo e domínios de intervenção em média-arte digital;
  2. Desenvolvimento de projetos de investigação/experimentação artística e desenvolvimento-intervenção (conceção, implementação e avaliação);
  3. Desenvolvimento de metodologias e estratégias de análise de requisitos, desenho e implementação de soluções em média-arte digital em contextos de experimentação e intervenção social;
  4. Operacionalização de metodologias e estratégias de investigação e desenvolvimento em média-arte digital (desenho de projetos, recolha e análise de dados, avaliação, reflexão crítica…);
  5. Escrita de textos académicos, científicos e artísticos.

  • “Research Issues In Art Design and Media”, Knight, J., Jefsioutine, M., ISSN 1474-2365, Issue No.3 Summer 2002.
  • “A Manual for Writers of Term Papers, Theses, and Dissertations”, Turabian, K., University Of Chicago Press, ISBN: 978-0226816272;
  • “Research Issues In Art Design and Media”, Knight, J., Jefsioutine, M., ISSN 1474-2365, Issue No.3 Summer 2002.
  • “Digital Art (World of Art)”, Paul, Ch., Thames & Hudson, ISBN 0500203679;
  • “Remediation: Understanding New Media”, Bolter, J.D., Grusin, R., The MIT Press, ISBN: 0262522799;
  • “From Technological to Virtual Art”, Popper, F., The MIT Press, ISBN: 026216230X;
  • “Information Arts : Intersections of Art, Science, and Technology”, Wilson, S., The MIT Press, ISBN: 0262731584;
  • “Art and Science”, Strosberg, E., Abbeville Press, ISBN: 0789207133.
  • “A/R/Tography: Rendering Self Through Arts-Based Living Inquiry”, Irwin, R., De Cosson, A. (Eds)., Pacific Educational Press (January 15, 2004), ISBN: 978-1895766707.

Blended learning

O referencial metodológico para as práticas de ensino-aprendizagem nesta unidade curricular assenta na investigação e desenvolvimento-intervenção suportado por reflexão crítica. Este projeto envolve-os num processo de identificação/ análise de situações de intervenção e/ou experimentação artística (de média-arte digital), construção de estratégias de investigação e desenvolvimento-intervenção sobre os mesmos, avaliação continuada e final da intervenção. Este processo de reflexão-ação promove a construção gradual da sua autonomia crítica, pois trata-se de um processo que aprofunda, de modo progressivo e espiralado, as suas aprendizagens, conceptuais e experienciais, donde resulta a elaboração da tese de doutoramento a defender publicamente perante um júri.
O contacto com o orientador é feito através de tutoria online e sessões presenciais de acompanhamento. A avaliação final resulta da nota da prova pública e ainda da nota de avaliação contínua numa proporção não superior a 10%.

Tendo em conta que o objectivo principal desta unidade curricular é proporcionar aos alunos a construção e implementação de um projecto de investigação e desenvolvimento-intervenção específico em média-arte digital cujo produto final se materializa na tese de doutoramento, assumem-se, por conseguinte, como metodologias de ensino uma abordagem da aprendizagem do tipo colaborativa online, em turma virtual, fortemente baseada na discussão de tópicos de
cariz teórico (para assimilar as várias técnicas, metodologias de investigação-intervenção) e ainda numa abordagem da aprendizagem do tipo investigação e desenvolvimento-intervenção que se materializa na forma de um projecto concreto de investigação-intervenção.