Seminário de Projeto de Empreendedorismo e Cidadania Global
Código: 62131
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Ciências Empresariais
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 40

Esta unidade curricular destina-se a apoiar os alunos no desenvolvimento de trabalhos práticos e/ou de investigação, que suportem o trabalho final desta Mestrado. Nesse sentido, e complementando as matérias abordadas nas diferentes UCs, será objetivo deste seminário, para além da introdução de conceitos relacionados com a investigação nas áreas da educação e do empreendedorismo, promover a possibilidade de escutarmos oradores nacionais e internacionais, com reconhecida expertise nestas áreas, para nos trazerem as últimas tendências ao nível da educação em geral, e da educação para o empreendedorismo, em particular, bem como sobre temas essenciais do empreendedorismo, e movimentos mundiais a esse respeito.

Projeto de investigação

Empreendedorismo

Cidadania Global

 

  • Compreender o conceito de investigação teórica e aplicada;
  • Capacitar para o desenvolvimento prático de trabalhos de investigação;
  • Compreender, e saber usar, numa perspetiva de aplicação prática, as principais tendências nacionais e internacionais acerca do empreendedorismo, no sentido de promover o desenvolvimento de trabalhos ajustados à realidade do contexto socioeconómico atual;
  • Conceber e desenvolver o trabalho de projeto de investigação, que permita a realização da dissertação;
  • Capacitação dos alunos para o melhor desempenho das suas atividades profissionais, no âmbito do empreendedorismo.

  1. Domínio dos aspetos essenciais da investigação na área da educação para o empreendedorismo, e do empreendedorismo, em geral
  2. Capacidade para delinear um trabalho final de curso, no estrito cumprimento dos requisitos de um trabalho aprofundado de investigação teórico, ou prático, a partir do domínio das principais técnicas e princípios para a sua elaboração
  3. Conhecimento aprofundado das últimas tendências na área específica de cada um dos trabalhos a desenvolver, permitindo o desenvolvimento de trabalhos mais atualizados, e melhor adaptados ao desenvolvimento social futuro;
  4. Capacitação dos alunos para o melhor desempenho das suas atividades profissionais, no âmbito do empreendedorismo.

Bibliografia obrigatória:

Hill, Manuela M.; Hill, Andrew (2005). Investigação por questionário, Lisboa: Edições Sílabo.

Maroco, João (2018). Análise estatística com utilização do SPSS, Lisboa: Edições Sílabo.

Saunders, M.; Lewis, P & Thornhill, A. (2019). Research Methods for Business Students. 8th Edition, London, Pearson

Stake, Robert E. (2009). A arte da investigação com Estudos de Caso, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.