Seminário de Orientação (MGIBE)
Código: 12171
Departamento: DEED
ECTS: 10
Área científica: Ciências da Educação
Total de horas trabalho: 260
Total de horas de contacto: 0

Esta UC pretende criar um espaço de debate, reflexão e de apoio científico-pedagógico no sentido de permitir ao estudante a realização de um projeto individual de investigação e preparar a sua defesa pública.

Investigação científica
Metodologias de investigação
Escrita científica

No final desta UC o estudante deverá demonstrar que sabe pesquisar e selecionar fontes de informação; demonstrar um domínio aprofundado do tema tratado bem como a originalidade do contributo; aplicar conceitos e técnicas adquiridos na parte letiva do mestrado (1º e 2º semestres); saber desenvolver investigação científica aplicada; saber escolher e usar metodologias adequadas ao problema e tema de pesquisa; proceder à recolha, tratamento e análise dos dados; demonstrar que sabe escrever e apresentar relatórios e dissertações bem estruturados e fundamentados.

Dada a especificidade da UC, os conteúdos afetos à elaboração da dissertação ou à realização de um trabalho de projeto prendem-se genericamente com a aplicação e competências adquiridas ao longo do ciclo de estudos. Os conteúdos são definidos caso a caso pelo orientador, nomeadamente em função da escolha por parte do estudante entre dissertação ou trabalho de projeto, o tema e problema de pesquisa, e as opções metodológicas.

Correia, A. e Mesquita, A. (2014). Mestrados e doutoramentos – Estratégias para a elaboração de trabalhos científicos: O desafio da excelência (2ª Ed.). Porto: Vida Económica.
Eco, U. (1982). Como se faz uma tese em ciências humanas (2.ª Ed.). Lisboa: Presença.
Estrela, E. (2006). Saber escrever uma tese e outos textos (4.ª Ed.) Lisboa: Dom Quixote.
Mauch, J. E. & Birch, J. W. (1998).Guide to the successful thesis and dissertation: A handbook for students and faculty (4th Ed.). New York: Marcel Dekker.
Quivy, R. & Campenhoudt L. (2008). Manual de investigação em ciências sociais (5.ª Ed.). Lisboa: Gradiva.

O seminário desenvolve-se com base num plano de sessões de apresentação, pelo estudante, dos vários aspetos a incluir no trabalho final de mestrado (dissertação ou trabalho de projeto). Essas sessões serão orientadas pelo docente selecionado para supervisionar o estudante nesse trabalho final de curso. Pontualmente haverá também sessões que contam com a participação da coordenação do curso e dos restantes mestrandos.

A avaliação desta UC decorre em regime de avaliação final.

A frequência desta unidade curricular exige conhecimentos da língua inglesa, capazes de permitir a leitura e interpretação de textos.