Cod: 53034
Department: DH
ECTS: 10
Scientific area: Didactics of Languages
Total working hours: 156
Total contact time: 15

- Compreender e considerar criticamente problemáticas, desafios e implicações para a comunicação
intercultural e educação em língua estrangeira;
- Analisar os factores sociais, culturais, políticos e linguísticos implicados na comunicação intercultural e na
educação em língua estrangeira;
- Interpretar, explorar e discutir criticamente textos relacionados com os tópicos em discussão;
- Relacionar a experiência social e profissional prévia com conceitos e teorias discutidos no seminário;
- Reflectir sobre a aprendizagem intercultural como um processo transformativo do próprio falante (em termos
pessoais, profissionais e académicos);
- Explorar o modo como os processos retóricos medeiam a construção de identidades individuais e colectivas
bem como significados em contextos culturais específicos;
- Analisar e reflectir sobre várias formas de Inglês como língua do mundo, na actualidade.

- Conceitos basilares de educação em língua estrangeira e interculturalidade
- Dimensões culturais de língua e transnacionalidade
- Língua, identidade e interculturalidade
- Representação cultural, alterização e terceiro espaço
- Competência comunicativa intercultural e cidadania intercultural
- Competência intercultural e materiais em língua estrangeira
- Retórica e cultura
- Avaliação da competência comunicativa intercultural
- O Inglês como língua do mundo: variações, desvios e novas formações.

Byram, M., Holmes, P. and Savvides, N. (2013). Intercultural communicative competence in foreign language
education: Questions of theory, practice and research. Language Learning Journal 41(3): 251-253.
Levine, Glenn, and Alison Phipps (eds) (2012). Critical and Intercultural Theory and Language Pedagogy.
Boston: Heinle.
Jackson, Jane (ed.) (2012). The Routledge Handbook of Language and Intercultural Communication. NY:
Routledge.
Rosteck, T. (ed.) (1999). At the Intersection: Cultural Studies and Rhetorical Studies. NY: The Guilford Press.

A avaliação é contínua, baseando-se na qualidade, pertinência e fundamentação da participação nas discussões e nos trabalhos realizados
(individuais e de grupo), apresentados e discutidos.

Método de ensino
O processo de ensino-aprendizagem, nesta uc., decorre num ambiente virtual de aprendizagem (e-learning
com base na plataforma Moodle). As metodologias de ensino seguidas articulam o estudo individual e o
trabalho colaborativo. Os estudantes deverão realizar trabalho individual de pesquisa e de leitura de
bibliografia, bem como de reflexão sobre as matérias em estudo. O trabalho colaborativo tem lugar em fóruns
de discussão, onde os estudantes são incentivados a participar e onde devem apresentar as suas reflexões e
conclusões, debater questões, apresentar e discutir trabalhos realizados.