A unidade curricular engloba matérias de natureza pluridisciplinar que devem integrar os princípios de desenvolvimento empresarial, visando o aumento da qualidade de vida no trabalho pela redução dos acidentes e das doenças profissionais.
Na Parte I são abordados os princípios e conceitos fundamentais da segurança e higiene no trabalho, abordando-se ainda a legislação mais relevante.
Na Parte II apresentam-se as formas de organização e gestão dos serviços de prevenção de risco profissionais e uma metodologia para a avaliação de riscos profissionais em empresas ou instituições.
Na Parte III abordam-se temas diversos como: Equipamentos de Proteção Individual no Trabalho; Prevenção, Proteção e Luta contra Incêndios; Segurança com Máquinas, Ferramentas e Cargas.
Na Parte IV são também apresentados assuntos específicos como: Ruído; Riscos físicos; Riscos químicos; Riscos Elétricos; Riscos ergonómicos.
Avaliar riscos profissionais;
Desenvolver propostas de medidas de prevenção e proteção para a eliminação ou minimização de riscos profissionais, visando o aumento
da segurança e a diminuição das doenças profissionais.
Parte I - Introdução à Segurança e Higiene do Trabalho
Conceitos Fundamentais sobre SHST
Parte II - Organização da Prevenção de Riscos
Parte III - Segurança do Trabalho
Parte IV - Higiene do Trabalho
1- Compilação de textos de aprendizagem a disponibilizar na plataforma de e-learning no espaço da unidade curricular.
2- A. Sérgio Miguel, Segurança e Higiene no Trabalho, Universidade Aberta, 1998, ISBN: 978-972-674-511-2.
3- Arlindo Moreira, Segurança e Saúde no Trabalho em Ambiente de Escritório, Lidel, 2010.
4- Ed Ferret, International Health and Safety at Work Revision Guide: For the NEBOSH International General Certificate in Occupational
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.