A UC propõem-se estudar a responsabilidade social das empresas no setor do retalho. Para o efeito inicia-se com conceitos básicos de ética empresarial, sobretudo no contexto da globalização, onde este setor se encontra imerso. No tema da responsabilidade social aborda-se o conceito geral, notando a sua amplitude, e dedica-se especial atenção à no setor do retalho, nomeadamente nas três grandes áreas tradicionais de análise: a ambiental, social e económica. A cadeia de fornecedores possui uma importância fulcral no setor, pois as empresas possuem uma responsabilidade junto do consumidor sobre o que vendem. Este tema direciona para a teoria dos stakeholders e para o reporte da responsabilidade social através dos relatórios específicos ou integrados. Estudar-se-á, comparativamente, relatórios de sustentabilidade de algumas empresas do setor. Ao longo da UC olhar-se-á de forma crítica para a RSE, procurando desconstruir alguns dados adquiridos.
1. Ética empresarial
2. Stakeholders
3. Responsabilidade social das empresas
4. Divulgação da RSE
Discutir em que consiste a ética empresarial
Compreender a teoria dos stakeholders
Compreender a responsabilidade social das empresas e suas relações com a ética empresarial
Distinguir instrumentos de promoção da RSE
Analisar relatórios de sustentabilidade
Discutir e refletir sobre as principais críticas à RSE.
Introdução
Princípios de ética empresarial
2.1- Ética empresarial
2.2- Ética empresarial e globalização
2.3- Desafios da ética empresarial no setor do retalho
Responsabilidade Social das Empresas
3.1- Conceito
3.2- A RSE no setor do retalho
3.2.1- A dimensão ambiental
3.2.2- A dimensão social
3.2.3- A dimensão económica
3.2.4- A cadeia de fornecimentos
3.2.4.1- Comércio justo
3.2.4.2- Produtos sem crueldade animal
3.2.4.3- Produto amigos do ambiente
Stakeholders
4.1- A teoria dos stakeholders
4.2- A teoria da saliência
4.3- A matriz de materialidade
Relato e divulgação da RSE
5.1- Instrumentos e técnicas de avaliação de RSE
5.1.1- O GRI
5.1.2- O ESG
5.2- Os relatórios de sustentabilidade
5.3- Os ODS nos relatórios de sustentabilidade
5.4- Relato e divulgação no setor do retalho
Críticas à RSE
6.1- O greenwahing
6.2- O bluewashing
6.3- O risco de manipulação dos relatórios de sustentabilidade
Obrigatória:
Recursos bibliográficos disponibilizados na plataforma:
1. Almeida, F. (2007: 31-43; 57-89; 147-206) Responsabilidade Social das Empresas e Valores Humanos. Tese de doutoramento.
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.