- Amante, L. (2004). Explorando as Novas Tecnologias em Contexto de Educação Pré-Escolar: A Actividade de Escrita. Análise Psicológica, nº 1, Série XXII ISPA.
- Coudry, M. I. H. & Freire F. (2008). Cérebro e linguagem em ação na sala de aula. Campinas: Cefiel-IEL/Unicamp.
- Martins, M. A. & Niza, I. (2013). Psicologia da Aprendizagem da Linguagem Escrita. Lisboa: Universidade Aberta.
- Martins, M. A., Mata, L. & Silva, A.C. (2014). Conceptualizações sobre linguagem escrita – Percursos de investigação. Análise Psicológica, 32 (2), 135-143.
- Mata, L. (2008). A Descoberta da Escrita: texto de apoio para Educadores de Infância. Lisboa: Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular.
Videos:
“A Linguagem Escrita na Idade Pré-Escolar”;
“Promover a Linguagem Escrita no Jardim de Infância”;
“A Linguagem Escrita no 1º Ano de Escolaridade”, (Univ. Aberta, 2000/2010).