Esta Unidade Curricular oferece uma abordagem fundamental e aprofundada aos mecanismos do comportamento humano em sociedade. O foco principal reside na compreensão de como as interações, os grupos e a cultura modelam a forma como pensamos e agimos socialmente, transcendendo a análise puramente individual.
O programa curricular abrange a história e o quadro teórico da Psicologia Social. Segue-se o estudo de temas cruciais como a influência social, as atitudes e o comportamento, as representações sociais, e as questões de preconceito e discriminação.
O objetivo último é dotar o estudante de uma sólida capacidade analítica para interpretar fenómenos sociais e culturais, preparando-o para compreender o seu meio envolvente e para uma intervenção informada na sociedade, assim como para entender-se a si próprio enquanto ser social.
Psicologia Social
Influência Social
Atitudes
Representações Sociais
Preconceito/discriminação
Capacidade de contextualizar e aplicar os quadros teóricos fundamentais da Psicologia Social na análise do comportamento humano e social, reconhecendo a sua evolução histórica.
Habilidade para identificar, analisar criticamente e avaliar os processos centrais de Influência Social (direta e indireta) e as suas consequências na cognição social e na tomada de decisão.
Domínio na explicação e na modelagem da estrutura e da génese das atitudes, e na interpretação da sua manifestação na relação com os comportamentos.
Domínio da Teoria das Representações Sociais, permitindo a identificação e análise dos seus componentes estruturais em fenómenos psicossociais.
Aptidão para analisar as causas e as consequências do preconceito e da discriminação, e de desenvolver e propor estratégias de intervenção baseadas em evidências para a sua redução.
I– O Domínio da Psicologia Social
Definição e âmbito da Psicologia Social
Esboço histórico e Psicologia Social como ciência
Teorias em Psicologia Social
II – Influência Social
Desenvolvimento histórico do estudo da temática.
Experiências e teorias sobre a influência social
A influência social indireta e os efeitos sociocognitivos
III– Atitudes
Conceptualização, modelos e formação de atitudes
Atitudes e comportamento
IV- Representações Sociais
Conceptualização e origens do conceito representações sociais
Teoria das Representações Sociais
Análise psicossociológica da representação social
V – Preconceito e Discriminação
Conceptualização, génese e diferentes abordagens
Consequências e estratégias de redução do preconceito e discriminação
Bibliografia
Gouveia, R. (2023). Influência Social. In A. Torres et al (org). Psicologia Social: Temas e teorias (3ª ed.) (pp.255-275). Editora Edgard Blücher Ltda
Lima, T., Souza, L., & Modesto, J. (2023). Atitudes. In A. Torres et al (org). Psicologia Social: Temas e teorias (3ª ed.) (pp.171-201). Editora Edgard Blücher Ltda
Myers, David (2014). Psicologia Social (10ª ed.). McGrawHill - Artmed.
Neto, Félix (1998). Psicologia Social. V. 1. Lisboa: Universidade Aberta.
Sousa, Y. & Chaves, A. (2023). Representações Sociais. In A. Torres et al (org). Psicologia Social: Temas e teorias (3ª ed.) (pp.277-304). Editora Edgard Blücher Ltda
Bibliografia complementar
Jacques, M., Strey, M., Bernardes, M., Guareschi, p. Carlso, S., & Fonseca, T. (2013) (Ed.) Psicologia Social Contemporânea. Petrópolis, RJ: Vozes. ISBN 978-85-326-4746-7 – Edição digital
Oliveira, F. & Werba, G. (2013) Representações sociais. In M. Jacques, et al.(org). Psicologia Social Contemporânea (s/p). Petrópolis, RJ: Vozes.
Torres, A., Lima, M., Techio, E., & Camino, L. (org.) (2023). Psicologia Social: Temas e teorias (3ª ed.) Editora Edgard Blücher Ltda. https://openaccess.blucher.com.br/article-list/9786555502046-606/list/#undefined
Vala, J., Monteiro, M. (2017). Psicologia Social (10ª Ed). Lisboa: Fundação Gulbenkian
Villas-Boas, S., Ramos, N., Amado, J., Oliveira, A., & Montero, I. (2017). A redução de estereótipos e atitudes negativas entre gerações - O contributo da educação intergeracional. Laplage em Revista, 3(3), 206-220. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6192038
(Bibliografia adicional será disponibilizada online na turma virtual, de acordo com os interesses demonstrados pelo grupo turma)
Material Audiovisual
A onda – (Die Welle). Alemanha, 2008. Direção: Dennis Gansel
Experimenter: Stanley Milgram, O Psicólogo Que Abalou a América - (Experimenter: The Stanley Milgram Story). EUA, 2015. Direção: Michael Almereyda
(Vários vídeos explicativos das teorias ou experiências dos principais autores retirados do Youtube).
E-learning (completamente online).
Esta Unidade Curricular está organizada por temas. No início de cada semana é aberto um tópico no qual disponibilizam-se os recursos necessários para o estudo do tema, fornecem-se instruções, sugestões, atividades que contribuirão para desenvolver os conhecimentos e reflexão sobre as temáticas em estudo.
O estudo individual pressupõe que o estudante leia os recursos (textos e outros), organize e elabore apontamento pessoais, onde desenvolva um trabalho reflexivo sobre os conteúdos da temática.
O modelo pedagógico da UAb implica uma atitude proativa dos estudantes e um trabalho colaborativo entre estudantes. Espera-se que os estudantes partilhem com os colegas da turma as suas reflexões e dúvidas. Para esse fim, são disponibilizados três fóruns de natureza "assíncrona": Fórum Estudante, Fórum de Avaliação Contínua; Fórum de Ajuda e Feedback. Espaços de enriquecimento pela partilha de ideias e conhecimentos, pela experiência de debate e argumentação, pelo treino de expressão escrita.
Todos os momentos de avaliação têm um valor pedagógico importante, são uma oportunidade para os estudantes realizarem atividades concretas em que colocam em prática os conhecimentos adquiridos e desenvolvem a competência de reflexão crítica em geral e mais especificamente sobre a ciência Psicologia Social. A avaliação de todas as provas contempla uma nota quantitativa, assim como, um feedback qualitativo individualizado, com orientações sobre competências reveladas e recomendações para melhoria.
Estudantes que escolhem a modalidade de avaliação contínua:
O regime de avaliação contínua contempla a realização de dois e-fólios, em formato digital, submetidos ao longo do período letivo, na plataforma Moodle, e de um e-fólio global (prova final) realizado, no final do semestre, na Plataforma WISEflow, com peso de, respetivamente, 40% e 60%.
Estudantes que escolhem a modalidade de avaliação por exame:
O exame é realizado na plataforma WISEflow, contendo um tipo diversificado de atividades que permita aferir os vários objetivos de aprendizagem estabelecidos.
Informação detalhada sobre os procedimentos de avaliação da UAb: https://portal.uab.pt/avaliacao/
Informações: Os/as estudantes devem consultar com regularidade a página da unidade curricular: www.moodle.univ-ab.pt/moodle