Psicologia do Empreendedorismo
Código: 62129
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Ciências Sociais e do Comportamento
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 40

O empreendedorismo tem sido estudado também sob a perspetiva da Psicologia, possibilitando a descrição e explicação de alguns dos comportamentos empreendedores.  A unidade curricular permitira a análise das características psicológicas das pessoas empreendedoras, dos contextos promotores de empreendedorismo, do perfil empreendedor e do desenvolvimento das competências neste domínio.

Psicologia

Motivação

Personalidade

Comportamento

Tomada de decisão

  • Conhecer os contributos da Psicologia para a compreensão das pessoas empreendedoras e bem-sucedidas;
  • Conhecer as características psicológicas das pessoas empreendedoras;
  • Conhecer caraterísticas contextuais que potenciam pessoas empreendedoras;
  • Descrever paradigmas e métodos conducentes ao desenvolvimento de pessoas empreendedoras;
  • Analisar dimensões psicossociais e relacionais inerentes ao empreendedorismo;
  • Conhecer instrumentos que possibilitam a identificação de pessoas empreendedoras;
  • Reconhecer e potenciar competências do empreendedor, ao longo da vida das pessoas.

  1. Características psicológicas das pessoas empreendedoras
  2. Contextos promotores de empreendedorismo
  3. Potencial empreendedor
  4. Perfil empreendedor e desenvolvimento de competências

Bibliografia obrigatória:

Burger-Helmchen, T. (ed.) (2012). Entrepreneurship - Born, Made and Educated. InTech.

Frese, M. (2009). Towards a Psychology of Entrepreneurship: An Action Theory Perspective. In Foundations and Trends® in Entrepreneurship (Vol. 5, Issue 6). https://doi.org/10.1561/0300000028

Frese, M., & Gielnik, M. M. (2014). The psychology of entrepreneurship. The Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 135–155. https://doi.org/10.1007/978-3-319-64304-5_8

Gielnik, M. M., Cardon M. S., & Frese, M. (Eds). (2020). The Psychology of Entrepreneurship. New Perspectives. Taylor and Francis.

Landy, F. J., & Conte, J. M. (2016). Work in the 21st Century: An Introduction to Industrial and Organizational Psychology (5th ed.). Wiley.

Neto, F. (1998). Psicologia Social. Vol. 1. Lisboa: Universidade Aberta

Piske, F. H. R., Stoltz, T., Costa-Lobo, C., Rocha, A., & Vásquez-Justo, E. (2018). Educação de superdotados e talentosos: emoção e criatividade. Juruá.

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.