O empreendedorismo tem sido estudado também sob a perspetiva da Psicologia, possibilitando a descrição e explicação de alguns dos comportamentos empreendedores. A unidade curricular permitira a análise das características psicológicas das pessoas empreendedoras, dos contextos promotores de empreendedorismo, do perfil empreendedor e do desenvolvimento das competências neste domínio.
Psicologia
Motivação
Personalidade
Comportamento
Tomada de decisão
Bibliografia obrigatória:
Burger-Helmchen, T. (ed.) (2012). Entrepreneurship - Born, Made and Educated. InTech.
Frese, M. (2009). Towards a Psychology of Entrepreneurship: An Action Theory Perspective. In Foundations and Trends® in Entrepreneurship (Vol. 5, Issue 6). https://doi.org/10.1561/0300000028
Frese, M., & Gielnik, M. M. (2014). The psychology of entrepreneurship. The Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 135–155. https://doi.org/10.1007/978-3-319-64304-5_8
Gielnik, M. M., Cardon M. S., & Frese, M. (Eds). (2020). The Psychology of Entrepreneurship. New Perspectives. Taylor and Francis.
Landy, F. J., & Conte, J. M. (2016). Work in the 21st Century: An Introduction to Industrial and Organizational Psychology (5th ed.). Wiley.
Neto, F. (1998). Psicologia Social. Vol. 1. Lisboa: Universidade Aberta
Piske, F. H. R., Stoltz, T., Costa-Lobo, C., Rocha, A., & Vásquez-Justo, E. (2018). Educação de superdotados e talentosos: emoção e criatividade. Juruá.
E-learning
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.