Projectos e Metodologias em Cidadania Ambiental
Código: 22034
Departamento: DCET
ECTS: 6
Área científica: Ciências e Tecnologias do Ambiente
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 26

Nesta unidade curricular (UC) são trabalhados os conceitos de Cidadania Ambiental, Governança e Participação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Conceitos, Implementação e Ação serão trabalhados e discutidos com base na análise de trabalho realizado/publicado nestes Temas.
Nesta unidade curricular os estudantes elaboram ainda um projeto de investigação (pré-projecto de dissertação).
O programa faz a revisão dos conceitos essenciais na formação de 2º ciclo em Cidadania Ambiental e Participação com a análise e discussão de estudo de caso/pesquisa empírica, projetos e investigação publicada. São trabalhadas as metodologias e procedimentos para a conceptualização e estruturação de um projeto de investigação com vista à elaboração gradual e apresentação (com discussão) de um projeto de investigação (pré-projecto de dissertação e/ou monografia).

Cidadania Ambiental
Governança e Participação
Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS)
Metodologias e Projeto de Investigação

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
Dominar as metodologias, recursos e materiais para a implementação de projetos na área da cidadania ambiental, participação e educação para o desenvolvimento sustentável (EDS);
Praticar a transversalidade no desenvolvimento de metodologias e sua aplicação em projetos de cidadania ambiental, participação e EDS;
Promover e aplicar a educação para a cidadania ambiental, participação e EDS assim como uma cidadania ambiental interventiva;
Conhecer os procedimentos recomendáveis para o cumprimento do rigor científico aquando da elaboração de um projeto de investigação (pré-projecto de dissertação e/ou monografia);
Aplicar os procedimentos recomendáveis para o cumprimento do rigor científico aquando da elaboração de um projeto de investigação;
Elaborar um Projeto de Investigação (Projeto de Dissertação);
Avaliar a realidade ambiental, cidadania ambiental e EDS no contexto nacional.

Conceitos Fundamentais de preparação, implementação e avaliação de Projetos e Metodologias em Cidadania Ambiental, Participação e EDS;
Estudo de casos;
Procedimentos para a elaboração de um projeto de investigação (pré-projecto de dissertação e/ou monografia) e a Aplicação dos procedimentos para a elaboração de um projeto de investigação (pré-projecto de dissertação e/ou monografia), tendo por contexto a análise da realidade ambiental e cidadania ambiental;
Elaboração do projeto de investigação (pré-projecto de dissertação e/ou monografia).

AZEITEIRO,UM et al (Eds;2004)World Trends on Environmental Education, Peter Lang, Vol.14,268 pp. ISBN 978-3-631-51810-6 pb
AZEITEIRO,UM et al.(Eds;2008) Science and Environmental Education. Towards the integration of Science Education,Experimental Science Activities and Environmental Education, PeterLang, Vol.27,406 pp. ISBN 978-3-631-55406-7
CAEIRO, S., LEAL FILHO, W., JABBOUR, C.J.C., AZEITEIRO, U.M., (Eds.) 2013. “Sustainability Assessment Tools in Higher Education Institutions – Mapping Trends and Good Practices Around the World", Springer International Publishing Switzerland 2013. 432 pp. ISBN 978-3-319-02374-8 ISBN 978-3-319-02375-5 (eBook) DOI 10.1007/978-3-319-02375-5 Springer Cham Heidelberg New York Dordrecht London Library of Congress Control Number: 2013953591
CARMO,H, FERREIRA,M(2008)Metodologia da investigação.Guia para auto-aprendizagem. Universidade Aberta
CASTRO, P., AZEITEIRO, U.M., BACELAR NICOLAU, P., LEAL FILHO, W., AZUL, A.M., (Eds.) 2016. “Biodiversity and Education for Sustainable Development”, Springer, World Sustainability Series 1st ed. 2016, XX, 330 p. 30 illus ISBN 978-3-319-32318-3 ISBN 978-3-319-32317-6
GONÇALVES,F et al(Eds;2007)Actividades Práticas em Ciência e Educação Ambiental. Colecção Horizontes Pedagógicos133.EdiçõesPiaget,458pp.ISBN978-972-771-855-9
GONÇALVES,F et al.(Eds;2012)Contributions to the UN Decade of Education for Sustainable Development ,Peter Lang,Vol.33,430 pp.ISBN 978-3-631-61347-4hb
PEREIRA, R., GONÇALVES, F., AZEITEIRO, U.M., (Eds.) 2016. Atividades Práticas em Ciência e Educação Ambiental II. Coleção Horizontes Pedagógicos. Edições Piaget. 502 Pp Depósito Legal 404 738/2016 ISBN 978-989-759-065-8
Sousa,MJ, Baptista,CS(2011)Como fazer Investigação, dissertações, teses e relatórios segundo Bolonha.Pactor- Edições de Ciências Sociais e Política e Contemporânea, Lisboa
 

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.