Programas de Intervenção em Educação e Leitura
Código: 11030
Departamento: DEED
ECTS: 6
Área científica: Ciências da Educação
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Formar leitores, nos dias de hoje, significa considerar diferentes públicos e prever a exploração de diferentes textos, em vários suportes, recorrendo a várias metodologias. Partindo da inventariação de aspetos relevantes no campo das relações entre educação e leitura, em contextos diversificados, nesta unidade curricular discutem-se os fundamentos e as práticas de conceção, elaboração, implementação e avaliação de programas de intervenção nesta área.

A relevância dos objetivos e conteúdos da UC justifica-se pela possibilidade de contribuírem para a aquisição e o desenvolvimento de competências básicas, específicas e transversais, essenciais a um técnico em educação, sobretudo com funções em contextos de animação e promoção da leitura.

  • Educação;
  • Leitura;
  • Projetos de intervenção;
  • Animação e mediação leitora.

 

Pretende-se que, no final desta UC, o estudante tenha adquirido as seguintes competências:

– identificar questões no âmbito das relações existentes entre educação e leitura;

– utilizar técnicas adequadas de pesquisa de informação na internet e em bibliotecas, autonomamente, com recurso a fontes de informação que complementem a bibliografia sugerida;

– analisar, de forma crítica e refletida, artigos sobre estudos realizados, no âmbito da relação entre educação e leitura;

– aplicar conhecimentos técnicos e científicos que permitam diagnosticar a realidade e delinear propostas de intervenção em educação e leitura.

Durante o semestre, nesta UC serão trabalhadas as seguintes temáticas:

(i) Educação e leitura: conceitos fundamentais;

(ii) Educação e leitura: contextos de intervenção;

(iii) Educação e leitura: casos e propostas de intervenção.

Os recursos de ensino-aprendizagem são entendidos como todo o material bibliográfico de suporte à aprendizagem existente online ou offline, podendo assumir formatos diferentes. Para além da bibliografia de base, explicitada a seguir, os restantes recursos de aprendizagem serão indicados (e nalguns casos fornecidos) no espaço virtual da unidade curricular.

Baião, Zelinda Ferreira (2015). Projetos de leitura aLeR+, transversalidade curricular e trabalho colaborativo: uma análise na educação pré-escolar, no ensino básico e secundário. Lisboa: Universidade Aberta (Dissertação de Mestrado).

Capucha, Luís Manuel Antunes (2008). Planeamento e Avaliação de Projectos - Guião prático. Lisboa: DGIDC, Ministério da Educação.

Cruz, Elisabete (2008). Recensão digital Portal Aprender com Tecnologias. Em Educação, Formação & Tecnologias; vol.1(2); pp. 70-73.

Educação, Revista Lusófona (2016). Leitura do mundo e leitura da palavra. Em Revista Lusófona de Educação, v. 33, n. 33, p. 95-109.

Eustáquio, Ana Maria Carvalho (2020). Promoção da leitura no ensino secundário: os projetos de leitura em literatura portuguesa. Lisboa: Universidade Aberta (Dissertação de Mestrado).

Lisboa, Eugénio (1998). Ipsissima Verba – A paixão pelas bibliotecas. Ler – Livros & Leitores, Número 42, Lisboa: Círculo de Leitores, pp. 12-17. 

Lisboa, João Luís (Coord) (2022). PNL2027 - Sistema de Avaliação: Relatório Final. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. https://www.poch.portugal2020.pt/pt-pt/Documents/Relatorio%20final%20Avaliac%CC%A7a%CC%83o%20PNL2027%2007.03.2022.pdf

Magalhães, Vera Lúcia (2008). Recensão bibliográfica Computadores, Ferramentas Cognitivas - Desenvolver o pensamento crítico nas escolas, de David H. Jonassen. Em Educação, Formação & Tecnologias; vol.1(2); pp. 66-69.

Martins, Maria da Conceição dos Anjos Caldeira (2016). Hábitos de leitura dos alunos dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico: conceções e práticas da Comunidade Educativa da EBS das Flores. Lisboa: Universidade Aberta (Dissertação de Mestrado).

Neves, José Soares, LIMA, Maria João & BORGES, Vera (2007). Práticas de Promoção da Leitura nos Países da OCDE. Lisboa: GEPE, Ministério da Educação.

Prole, António (s.d.). Como fazer um Projecto de Promoção da Leitura. ABZ da Leitura | Projectos de Promoção da Leitura. Lisboa: Gulbenkian, pp. 1-10.

Portugal, Plano Nacional de Leitura (2017). PNL2027 – Quadro Estratégico. Lisboa. https://www.pnl2027.gov.pt/np4EN/file/38/qe.pdf

Portugal, Plano Nacional de Leitura (s.d.). PNL2027 – Relatório de Atividades 2021. Lisboa. https://www.pnl2027.gov.pt/np4EN/file/8/PNL2027.Relat_rioAtividades.2021.pdf

Santos, Maria de Lourdes Lima dos (Coord.) (2007). A Leitura em Portugal. Lisboa: GEPE, Ministério da Educação.  

Educação a Distância e Elearning, Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta.

Atendendo à natureza das competências a desenvolver e a avaliar nesta unidade curricular:

- a avaliação assume unicamente o regime de avaliação contínua obrigatória;

- não há creditação dos e-fólios realizados no ano anterior à frequência da UC.

teresa.cardoso@uab.pt