Problemáticas Juvenis
Código: 11054
Departamento: DEED
ECTS: 6
Área científica: Ciências da Educação
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Nesta unidade curricular procura-se, em primeiro lugar, situar o conceito juvenil, analisando a suas evolução numa perspetiva histórica e sociológica, e relação com conceitos afins. Analisa-se ainda a noção de transição para a idade adulta, problematizando os limites da juventude e a sua conceção meramente etária. Seguidamente, trata-se um conjunto de problemáticas que, atualmente e nas sociedades ocidentais, particularmente a europeia e a nacional, mais afetam as populações jovens, com destaque para o emprego, educação e formação, a mobilidade, e a participação cívica. Por fim, analisam-se orientações e políticas juvenis promovidas aos níveis europeu e nacional.

Juventude
Problemáticas
Políticas

Pretende-se que, no final desta Unidade Curricular, o estudante tenha adquirido as seguintes competências: 

1.     Agregar, analisar e interpretar informações sobre questões educativas e sociais pertinentes à juventude;

2.     Dominar linguagens especializadas relacionadas com a juventude;

3.     Demonstrar sentido crítico e compromisso ético;

4.     Compreender e concetualizar fenómenos relacionados com a juventude;

5.     Compreender os processos de desenvolvimento e aprendizagem de indivíduos e grupos na fase juvenil;

6.     Conhecer e avaliar políticas, instituições, sistemas e organismos educativos relevantes para a intervenção educativa junto de jovens;

7.     Adequar a intervenção educativa e formativa a diversos contextos, problemáticas e populações-alvo.

Tema 1: Conceito Juvenil, referentes e abrangência. Neste tema, partindo de conceitos oriundos da sociologia e da psicologia, analisa-se o conceito de juventude e os seus limites, evitando uma visão essencialista, bem como as perspetivas sobre a transição para a vida adulta e os desafios que essa transição representa nas sociedades ocidentais atuais, pautadas pelo alargamento da fase juvenil.

Tema 2: Grandes problemáticas.
Aborda-se algumas das problemáticas que afetam a juventude nas sociedades atuais, e que têm sido alvo de preocupação por parte de instâncias europeias e nacionais, como sejam o emprego, a mobilidade, a participação cívica e diversos riscos específicos deste grupo populacional.

Tema 3: Políticas juvenis e intervenção
Analisa-se e problematiza-se as políticas juvenis ao nível europeu e nacional, salientando as respostas existentes às problemáticas antes analisadas. Questiona-se o papel da intervenção educativa e formativa na resposta às necessidades e prioridades elencadas.

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Portal Europeu da Juventude: https://europa.eu/youth/EU_pt

Outros sites disponibilizados na sala de aula virtual.

E-learning

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Filipa.Seabra@uab.pt