ECTS: 6
Área científica: Tecnologias de Informação e Comunicação
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 30
A gestão de conteúdos web é um aspeto com crescente importância para as organizações que pretendem ter uma presença online, e é fulcral para aquelas que baseiam a sua atividade na web. A criação e publicação de conteúdos em páginas web são tarefas exigentes, mas felizmente cada vez mais surgem soluções acessíveis e flexíveis que se adaptam ao funcionamento da organização. Estas soluções começam já a integrar as funcionalidades da web 2.0, permitindo aos utilizadores uma participação ativa na construção de um espaço web partilhado. Esta unidade curricular aborda os princípios da gestão de conteúdos, as linguagens e as tecnologias envolvidas nas plataformas CMS (content management systems), tendo em vista não só a disponibilização de conteúdos, mas também a constituição de redes sociais com base nesses sistemas. Os estudantes deverão, no final da unidade curricular, saber analisar, planear e implementar um sistema de gestão de conteúdos e rede social para uma organização ou contexto específicos.
Espera-se que o aluno ao concluir esta unidade curricular esteja capaz de:
Reconhecer o papel e a importância da gestão de conteúdos informativos no contexto da construção da sociedade de informação e do conhecimento;
Identificar as principais técnicas, metodologias e ferramentas de gestão de conteúdos em cenários web;
Aplicar técnicas de gestão de conteúdo para construir espaços informacionais e comunicacionais em rede.
Conteúdos: formatos e estrutura – Markup, SGML, XML.
Gestão de conteúdos - Conteúdo vs. Apresentação (design), Ciclo de vida dos conteúdos, Arquitetura da informação: Metadados, ontologias/taxonomias, Reusabilidade e interoperabilidade via serviços web.
Sistemas de gestão de conteúdos - Infraestrutura, Controlo de acesso, Pesquisa, Workflows.
Bob Boiko, Content Management Bible, John Wiley & Sons, 2001.
Phil Suh, Dave Addey, David Thiemecke, Content Management Systems (Tools of the Trade), James Ellis, Glasshaus, 2002.
Louis Rosenfeld, Peter Morville, Information Architecture for the World Wide Web, O'Reilly, 2002.
E-learning
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação
final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da
unidade curricular.