Planeamento de Tese
Código: 23047
Departamento: DCET
ECTS: 5
Área científica: Métodos de Investigação
Total de horas trabalho: 135
Total de horas de contacto: 34

Visa proporcionar aos estudantes uma oportunidade para identificar as problemáticas relacionadas com a realização de uma tese de doutoramento na área da Ciência e Tecnologia Web, enquanto identificam as suas principais questões de investigação, elaboram um estudo detalhado do estado da arte sobre uma subárea específica e especificam um plano de trabalhos para os dois anos de elaboração da tese de doutoramento.

Plano do Doutoramento
Planeamento de Tese
Tese de Doutoramento

Ao concluir esta unidade curricular o aluno deverá estar capaz de:

  • Identificar as problemáticas relacionadas com um trabalho de doutoramento em Ciência e Tecnologia Web;
  • Distinguir as diversas questões de investigação de pelo menos 3 subdomínios de investigação;
  • Especificar em detalhe o estado da arte de um subdomínio específico da Ciência e Tecnologia Web;
  • Especificar uma proposta de trabalho de doutoramento que inclua a (s) questão (ões) de investigação ou do problema a resolver, a motivação, e um plano detalhado e justificando das atividades a realizar.

 

  1. Trabalho de doutoramento: principais fases, sua implementação e problemáticas associadas;
  2. Estudos dos diversos subdomínios da Ciência e Tecnologia Web;
  3. Como realizar um estudo do estado da arte: fases principais, formas de recolha e tratamento de informação, formalização de questões de investigação, características do relatório final;
  4. Planeamento do doutoramento: elementos a apresentar, formato, argumentação de suporte, planeamento temporal e de recursos, preparação da defesa.
  5. Elaboração de um plano de doutoramento numa subárea da Ciência e Tecnologia Web, incluindo o respetivo estudo do estado da arte, que deverá ser apresentado e defendido em sessão pública perante um júri.

  • Turabian, K. (2013). A Manual for Writers of Research Papers, Theses, and Dissertations. 8th edition. Chicago, USA: University Of Chicago Press.
  • Creswell, J.W. (2008). Research design: qualitative, quantitative and mixed methods approaches, 3rd edition. London: Sage Publications.
  • Pickering, C.M.; & Byrne, J. (2014). The benefits of publishing systematic quantitative literature reviews for PhD candidates and other early career researchers. Higher Education Research and Development, 33, 534-548.

Philips, E. (2000). How to Get a PhD: A Handbook for Students and Their Supervisors. London, UK: Open University Press.

A avaliação abarca uma dimensão de cariz contínuo baseada na qualidade das questões e problemáticas que o estudante vai colocando ao docente/turma; do plano de doutoramento (incluindo estudo do estado da arte) e da sua defesa perante um júri que avaliará a pertinência e exequibilidade do plano proposto e respetivo tema. A ponderação dos elementos de avaliação e os critérios de avaliação das aprendizagens serão objeto de negociação entre professor e estudantes.

O processo de ensino-aprendizagem online na plataforma de e-learning observa uma abordagem de aprendizagem colaborativa. O computador pessoal do aluno é o seu espaço laboratorial individual, de experimentação e desenvolvimento das atividades propostas, e canal de comunicação e partilha em contexto da turma virtual.
O processo de ensino-aprendizagem deve observar uma abordagem baseada em trabalho individual na forma de estudo intensivo da área e do respetivo estado da arte e a participação, em turma virtual, no processo de aprendizagem colaborativa online baseada na discussão e análise crítica dos vários tópicos de estudo. O docente realiza sessões de orientação tutorial online para focalizar o esforço do estudo.