Esta unidade curricular apresenta um programa que se organiza em dois blocos, correspondendo o primeiro à apresentação das bases gerais que permitem uma iniciação à Paleografia e Diplomática e o segundo à consolidação da prática de leitura paleográfica e aprofundamento dos conhecimentos em diplomática e edição de texto.
Paleografia, Diplomática.
No final desta unidade curricular, o estudante deverá ter desenvolvido as seguintes competências:
- Domínio da prática de leitura paleográfica de manuscritos;
- Capacidade de transcrever um documento e elaborar o seu sumário completo;
- Aptidão para identificar as terminologias dos estilos gráficos;
- Capacidade para identificar e resolver os principais problemas relacionados com a edição de um manuscrito (original/cópia);
- Domínio das principais fases de tramitação do documento do emissor até ao destinatário.
Bloco A –
1- Paleografia e Diplomática: conceitos e recursos bibliográficos
2- A materialidade do texto: produção, uso e conservação
3- O desenho das letras
4- Abreviaturas e sinais
5- Números e onomástica
6- Datação e validação documentais
7- Teor diplomático: protocolo, texto, escatocolo
8- Tipologias de escrita
9- Transcrição e edição de documentos: convenções; elaboração de sumários
Bloco B –
1. Paleografia:
1.1. Leitura e transcrição de documentação dos séculos XIII-XIV, XV, XVI, XVII e XVIII-XIX; -1.2. Identificação dos estilos gráficos.
2. Diplomática: génese e tramitação documentais.
3. Edição de texto: principais problemáticas.
I)
COSTA, Avelino de Jesus da, Álbum de Paleografia e Diplomática Portuguesas, vol I, 6ª ed., Coimbra, 1997.
CRUZ, António, Álbum de Paleografia, Porto, 1968.
DIAS, João José Alves et alii, Álbum de Paleografia, Lisboa, 1987.
NUNES, Eduardo Borges, Álbum de Paleografia Portuguesa, Lisboa, 1969.
SOARES, Torquato de Sousa, Álbum de documentos, 3ª ed., Coimbra, 1961.
II)
CAPPELLI, A., Dizionario di Abbreviature Latine ed Italiane, 6ª ed., Milão, Ulrico Hoepli, 1979.
CÁRCEL ORTÍ, Maria (ed), 1994, Vocabulaire Diplomatique Internationale de la Diplomatique, Valencia, Generalitat Valenciana / Universitat de Valencia.
COSTA, Avelino de Jesus, 1993, Normas gerais de transcrição e publicação de documentos e textos medievais e modernos, Coimbra, INIC, 1993.
NUNES, Eduardo Borges, Abreviaturas Paleográficas Portuguesas, Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 1981.
TÁVORA, D. Luis Gonzaga de Lancastre e, [Marquês de Abrantes], O Estudo de Sigilografia Medieval Portuguesa, Lisboa, ICLP, 1983.
E-Learning
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.