Organização e Gestão da Formação
Código: 12071
Departamento: DEED
ECTS: 7
Área científica: Ciências da Educação
Total de horas trabalho: 182
Total de horas de contacto: 40

Os conteúdos programáticos estão em coerência com os objetivos da unidade curricular dado que o programa foi concebido para abordar de forma integrada a temática da organização e gestão da formação na carreira docente.
É importante que os estudantes compreendam a influência dos modelos e princípios de formação de professores, e que aprofundem a relação da teoria e da prática na sua formação. A Unidade curricular permite o aprofundamento de conhecimentos sobre o desenvolvimento profissional, a avaliação de desempenho e aborda a questão atual da qualidade da escola. Nesse sentido proporciona-se a reflexão dos estudantes sobre a sua própria formação inicial e a sua formação contínua dos professores e a influência que tiveram na construção da própria profissão de docente.
 

Formação de professores
Formação contínua
Formação inicial

Esta unidade curricular tem como objetivo geral o desenvolvimento de competências para a organização e gestão da formação no âmbito da profissão docente.
O curso está concebido em módulos que visam desenvolver as competências de análise de situações formativas, à luz de quadros teóricos e de contextos, de identificação de necessidades de formação e de definição de estratégias para resolução de situações problemáticas.
Está organizado de forma a implicar os formandos em processos de reflexão sobre as suas práticas e de construção de conhecimento a partir dessas práticas. Daí que se espere a participação ativa dos mestrandos neste percurso de aprendizagem.
 

TEMA 1 - MODELOS E PRINCÍPIOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

TEMA 2 - RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA NA FORMAÇÃO

TEMA 3 - DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO E QUALIDADE DA ESCOLA

TEMA 4 - FORMAÇÃO INICIAL NA CONSTRUÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE


 

Alarcão,Isabel (1996) Formação Reflexiva de professores. Porto: Porto editora
Caria, Telmo(2000) A cultura profissional dos professores. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
García, Carlos Marcelo(1999). Formação de Professores. Para uma Mudança educativa. Porto: Porto editora
Hardgreaves, Andy(1998)Os professores em tempos de mudança. O trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna.Lisboa: McGraw- Hill
Caria, Telmo; Pereira, Fernando ; Filipe, José et al (2005) Saber profissional. Coimbra: Almedina
Chaves, Idália (1997) Percursos de desenvolvimento profissional. Porto: porto editora
Estrela, Maria Teresa (org, 1997) Viver e construir a profissão docente. Porto: Porto editora
Ferreira, Fernando Elídio (2004) O local em educação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Pacheco, José Augusto(2003) Políticas educativas. O neoliberalismo na educação. Porto; Porto editora
A legislação sobre o sistema educativo constitui também recurso de aprendizagem.
 
 

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.

A frequência desta unidade curricular exige conhecimentos da língua inglesa, capazes de permitir a leitura e interpretação de textos.