Organização de Recursos Humanos
Código: 62078
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Gestão
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 40

A unidade curricular tem como objetivos permitir aos estudantes: a identificação dos pilares que consolidam a sustentabilidade da capacidade inovadora dos indivíduos, dos grupos e das organizações; a compreensão do cerne da problemática pois, numa sociedade globalizada, a gestão de pessoas e do Capital Intelectual é o fator decisivo do processo de criação de valor de todo o progresso social; conhecer a evolução, as etapas e tendências recentes em gestão de pessoas.

Capital Intelectual
Gestão de Recursos Humanos
Indivíduos, grupos e organizações
Tendências em gestão de pessoas

• Compreender a Organização de Recursos Humanos como um processo estratégico de otimização, investimento e valorização do Capital Intelectual;
• Identificar a importância da gestão estratégica de recursos humanos;
• Perceber e relacionar a evolução da gestão de pessoas nas estruturas, estratégias e culturas organizacionais;
• Efetuar uma avaliação sobre as técnicas concernentes à otimização da gestão de pessoas na atividade das organizações;
• Aplicar e desenvolver uma efetiva gestão do Capital Intelectual.

1. Organização de Recursos Humanos como processo estratégico;
2. Otimização, investimento e valorização do Capital Intelectual;
3. Importância da gestão estratégica de recursos humanos;
4. Técnicas de otimização de gestão de pessoas nas organizações;
5. Gestão efetiva do Capital Intelectual.

Bibliografia obrigatória:
1. Martins, António Eduardo; Lopes, Albino, 2012, Capital Intelectual e Gestão Estratégica de Recursos Humanos, 2ª edição, Editora RH.
2. Lopes, Albino Pedro Anjos, 2017, Fundamentos de Gestão de Pessoas, Edições Sílabo, 1ª edição

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.
Uma componente de avaliação contínua, com uma ponderação mínima de 60% na nota final, aferida a partir do juízo que o professor faça quanto à participação do estudante (quantidade e qualidade) nas tarefas associadas às primeiras atividades da UC que contam para Avaliação (quer as que revestem o carácter individual, quer as de grupo) ao longo do semestre, e que incidem sobre os respetivos conteúdos da unidade curricular;
Outra componente, com uma ponderação máxima de 40% na nota final, associada à avaliação do trabalho final apresentado pelo estudante, ou da respetiva performance do mesmo na atividade final, de carácter mais abrangente em termos da matéria da UC.

Boas competências na ótica do utilizador;
Processador de texto; Internet.