Metodologia e Técnicas de Investigação
Código: 62127
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Ciências Empresariais
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 40

A metodologia de investigação científica constitui uma matéria fundamental para a produção do conhecimento científico. Através desta unidade curricular os alunos terão possibilidade de desenvolver competências para seguirem as etapas do processo de investigação, para elaborem as questões de investigação, definirem desenhos metodológicos, pautarem-se pela ética, comunicarem e disseminarem os resultados dos seus trabalhos científicos.

Metodologia

Técnicas

Investigação

Análise de dados

Abordagens qualitativas e quantitativas

  • Fornecer uma base teórico-metodológica sobre o desenvolvimento de projetos de investigação científica;
  • Desenvolver a capacidade de desenhar um projeto de investigação, enquadrado pelo contexto de ação;
  • Selecionar e aplicar metodologias adequadas prevendo as formas ajustadas de recolha e tratamento da informação;
  • Reconhecer a importância da comunicação e disseminação de resultados.

 

  1. O processo de investigação científica – etapas
  2. Questões de investigação e modelo de análise
  3. Desenhos metodológicos
  4. Questões éticas em investigação
  5. Comunicação e disseminação de resultados de investigação

Bibliografia obrigatória:

Bardin, Laurence (1995). Análise de conteúdo, Lisboa: Edições 70.

Cooper, H.; Hedges, L. V.; Valentine, J. C. (Eds.) (2019). Handbook of research synthesis and meta-analysis. New York: Russel Foundation

Hill, Manuela M.; Hill, Andrew (2002). Investigação por questionário, Lisboa: Edições Sílabo.

Maroco, João (2018). Análise estatística com utilização do SPSS, Lisboa: Edições Sílabo.

Saunders, M.; Lewis, P & Thornhill, A. (2019). Research Methods for Business Students. 8th Edition, London, Pearson

Stake, Robert E. (2009). A arte da investigação com Estudos de Caso, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Sternberg, R.; Krauss, G. (Eds.) (2014). Handbook of research on entrepreneurship and creativity. Cheltenham: Edward Elgar.

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.