Esta Unidade Curricular tem como objectivo conduzir à reflexão em torno de duas importantes questões – a Guerra Colonial e a perda do Império – que marcaram a realidade portuguesa a partir da segunda metade do século XX.
Guerra
Colonialismo
Identidade
No final do semestre, o estudante deve estar apto a:
- CASTELO, Cláudia – «O modo português de estar no mundo». O luso-tropicalismo e a ideologia colonial portuguesa (1933-1961, Porto, Afrontamento, 1998.
- RIBEIRO, Margarida Calafate – Uma história de regressos. Império, guerra colonial e pós-colonialismo, Porto, Afrontamento, 2004.
- RIBEIRO, Margarida Calafate e FERREIRA, Ana Paula (Orgs.) – Fantasmas e fantasias imperiais no imaginário português contemporâneo, Porto, Campo das Letras, 2003.
- TEIXEIRA, Rui de Azevedo – A guerra colonial e o romance português, 2ª ed., Lisboa, Editorial Notícias, 1998.
NOTA: Outra bibliografia será oportunamente indicada, se necessário.
E-learning
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.