As competências a desenvolver são as seguintes:
. domínio das ferramentas conceptuais e metodológicas necessárias à produção do conhecimento num âmbito interdisciplinar;
. capacidade de formular problemas e de usar todos os recursos conceptuais inerentes aos espaços criativos em causa;
. capacidade de construir uma visão racional e crítica do objecto;
. capacidade de reflectir sobre a dimensão especulativa do objecto de análise;
. capacidade de problematizar a dimensão epistemológica relevante a nível do estado da arte do tema escolhido.
Antecedentes clássicos
1.Ilíada, de Homero- o escudo de Aquiles e a “ekphrasis”;
2.Signo e epistema;
3.Interpelações teóricas na Grécia (Platão e Artistóteles, conceito de “mimesis”);
4.Interpretações teóricas em Roma (Horácio, conceito de “ut pictura poesis”).
A revisão oitocentista
1.Lessing e as artes do espaço e do tempo;
2.A emergência do Museu e o romantismo;
3.Baudelaire – um discurso sobre a modernidade;
4.Os Pré-Rafaelitas e a mudança epistémica.
Do Modernismo ao Pós-modernismo
1.Heranças criativas;
2.Ironia e memória;
3.Ensaios críticos;
4.Verbalizando além do figurativo.
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