Literatura Alemã II
Código: 51170
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Literatura
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Pretende-se dar a conhecer autores, motivos, estilos, movimentos e gerações estéticas da literatura de língua alemã entre finais do século XIX e a contemporaneidade. Poder-se-á fazer a selecção de textos e de autores segundo critérios variados, que se podem alterar em anos subsequentes.

O critério adoptado neste ano lectivo é genológico: ou seja, pretende-se estudar, a partir da produção lírica, a literatura alemã do período acima definido.
 

Lírica do séc. XX
Clássicos
Modernos
Contemporâneos

- Leitura crítica e capacidade de identificação, análise, sintetização e explanação de conteúdos, géneros e motivos nos textos literários.

- Leitura de literatura secundária específica, e o seu manuseamento no sentido da reflexão analítica e autónoma sobre determinada temática ou fenómeno literário.

- Recolha, selecção e interpretação de dados relevantes para a análise de épocas ou de temas literários, também ao nível das ciências afins à da literatura.
 

Propõe-se o estudo de poetas de língua alemã do século XX, por núcleos temáticos que estabelecem afinidades estilísticas entre diferentes gerações:
- Modernismo e Hermetismo: O Expressionismo; A poesia hermética dos anos 50.
- Experimentalismo: O Dadaismo; A poesia concreta depois de 1945; A poesia 'pop' e a 'morte da literatura '.
- Tradicionalismo: Neo-romantismo, 'emigração interior'; A 'poesia da natureza' e o 'realismo mágico'.
- A 'poesia política': Os anos vinte: 'Neue Sachlicheit', Kabarett, Brecht; A RDA nos anos 50: Becher e o Brecht da última fase; Os anos 60: poesia e sociedade nas duas Alemanhas.
- Poesia e quotidiano: A 'onda lírica' na RDA (anos 60-70); O movimento estudantil, a 'nova sensibilidade' e a poesia do quotidiano na RFA, Áustria, Suiça (anos 70).
- A disseminação: A poesia dos anos 80 - entre convergências, pulverização de experiências e ironia.

Os recursos sobre os poetas seleccionados serão disponibilizados ao longo do semestre, na plataforma de e-learning, em materiais organizados por unidade temática, tanto ao nível de literatura primária oc de literatura secundária.
RIBEIRO, António S. (1999) Literatura Alemã II, Universidade Aberta.
VILAS BOAS, Gonçalo (1998), Literatura Alemã III, Universidade Aberta.
BEUTIN, Wolfang (1993) História da Literatura Alemã, das origens à actualidade, vols. I e II, Cosmos/apaginastantas.
BARRENTO, João (1989) Literatura Alemã. Textos e Contextos (1700-1900), Presença.
http://gutenberg.spiegel.de
http://www.litlinks.it/
http://www.literaturportal.de/literaturkalender.php
http://www.germanistik-im-netz.de/
http://www.tatsachen-ueber-deutschland.de/de/
http://www.progenealogists.com/germany/germaps.htm
http://germanhistorydocs.ghi-dc.org/about.cfm
http://www.german.leeds.ac.uk/img/campus/GDR50s60slecture.htm
http://de.wikipedia.org/wiki/Zeittafel_der_deutschen_Verfassungsgeschichte

Esta unidade curricular é oferecida em regime de ensino online, através da utilização da plataforma Moodle, privilegiando-se a comunicação assíncrona.
Tendo como enquadramento do processo de ensino/aprendizagem uma permanente supervisão online, os alunos elaboram as tarefas propostas pelo docente, apresentando trabalhos, recensões críticas, relatórios, protocolos, etc., que serão objecto de avaliação e/ou classificação.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Não é obrigatório o domínio da língua alemã.