Leitura e Formação de Leitores
Código: 52040
Departamento: DH
ECTS: 8
Área científica: Literatura
Total de horas trabalho: 208
Total de horas de contacto: 55

Este seminário propõe uma reflexão, numa perspetiva teórico-prática, sobre a Leitura, a partir da problemática da “história da leitura”, sem esquecer os novos contextos em que se processa. Pretende ainda enquadrar a temática no que se refere aos estudos sobre a leitura em Portugal (hábitos de leitura e outros) e sobre as instituições, públicas e privadas, que desenvolvem atividades nesse domínio. Neste seminário pretende-se sobretudo refletir e propor estratégias que possam promover e incentivar o gosto e a motivação pela leitura literária, em diversos contextos.

Através deste seminário, pretende-se assim que o estudante consiga:
• Apreender de forma crítica e articulada textos teóricos e documentos disponibilizados, expressando a sua reflexão de modo estruturado e fundamentado;
• Conduzir uma reflexão ou uma pesquisa de forma colaborativa;
• Transferir conhecimentos adquiridos no sentido de propor iniciativas no âmbito da motivação e promoção da leitura;
• Pesquisar e formular hipóteses viáveis com vista à elaboração de um trabalho original.

1.A leitura literária;
2.A leitura e os leitores;
3.Situação em Portugal;
4.Promoção e motivação para a leitura/leitura literária.

MANGUEL, Alberto. La biblioteca de noche. Madrid: Alianza Editorial, 2007.
MANGUEL, Alberto. La Ciudad de las Palabras: Mentiras politicas, verdades literarias. Barcelona: RBA Libros, 2010
MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. Lisboa: Presença, 1998

Bibliografia complementar:
JAHANBEGLOO, Ramin. Quatro entrevistas com George Steiner. Lisboa: Fenda, 1999
STEINER, George. O Silêncio dos Livros. Lisboa: Gradiva, 2007

E ainda, para o estudo da situação em Portugal, para além de documentos disponibilizados online:
LOPES, João Teixeira Lopes; ANTUNES, Lina Antunes. Bibliotecas e hábitos de leitura. Lisboa: IPLB/Observatório Actividades Culturais, 2001.

E-learning (completamente online).

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.