Intervenção Social e Envelhecimento
Código: 41113
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Política Social
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

A unidade curricular tem como objetivo a compreensão do envelhecimento a partir da sua desconstrução conceptual. No contexto das sociedades contemporâneas, são particularmente valorizadas as dimensões sociais e culturais do envelhecimento. Neste sentido, é dado a conhecer, de forma genérica, os mecanismos de envelhecimento, dos pontos de vista biológico, psicológico e demográfico. Identificam-se as políticas sociais do envelhecimento e estimula-se a compreensão das respostas sociais. Há ainda a preocupação de providenciar ferramentas analíticas aos/às estudantes para um entendimento da complexa realidade do envelhecimento, que de forma paradoxal deixa perceber este fenómeno como um notável progresso social, em larga medida da responsabilidade das politicas sociais vigentes, mas que poderá pôr causa equilíbrios financeiros e institucionais sustentados por essas mesmas políticas. Investe-se, assim, na procura de um entendimento desta realidade e dos desafios que se impõem às sociedades na sua organização e modos de vida. Neste sentido, são apresentados conhecimentos teórico-práticos do quotidiano da intervenção social no envelhecimento e são providenciadas ferramentas, com o objetivo de aproximar os/as estudantes à prática.

Envelhecimento
Velhice como construção social
Políticas sociais


Pretende-se que, no final desta Unidade Curricular, o estudante tenha adquirido as seguintes competências:
•    Conhecer de uma forma geral os mecanismos de envelhecimento biológico e psicológico;
•    Conhecer os aspetos demográficos do envelhecimento da população sociedade contemporânea e, em particular, da realidade portuguesa;
•    Compreender o processo de envelhecimento na sociedade ocidental contemporânea e refletir sobre o envelhecimento enquanto processo de construção social e nas agendas políticas internacionais;
•    Conhecer e discutir as políticas sociais de velhice e o sistema de ação social e da saúde da realidade portuguesa e compreender os processo de intervenção no envelhecimento e com pessoas idosas.

 

•    Aspetos demográficos do Envelhecimento: Mecanismos do envelhecimento biológico e psicológico.
•    A sociedade e o envelhecimento: contexto histórico e social.
•    O envelhecimento nas agendas políticas e o desenvolvimento do conceito de envelhecimento ativo.    
•    Direitos das pessoas idosas e problemas associadas ao envelhecimento.
•    Políticas Sociais da velhice e intervenção social no sistema de ação social e da saúde.

 

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Durante as aulas serão indicados vários autores, revistas, artigos, links  específicos à temática da Intervenção no Envelhecimento de leitura obrigatória.

 

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Sempre que possível teremos uma aula Abert@
-  aula com um/a Técnico superior especializado na área da  Gerontologia (ou outro profissional que trabalhe com idosos).