Código: 31065
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Língua
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Nesta unidade curricular são desenvolvidas técnicas linguísticas e comunicativas em Inglês utilizando como base temas específicos e contemporâneos relacionados com a sociedade, cultura e o mundo. Através destes temas as competências linguísticas necessárias para a comunicação oral e escrita serão trabalhadas e aperfeiçoadas.

Relações
Casa/Lar
A Comunicação
O Corpo e a mente

As competências a desenvolver nesta unidade curricular correspondem aos níveis B2/C1 no Quadro Europeu Comum de Referência e incluem:
• Capacidade de compreensão de textos, orais e escritos, produzidos em língua inglesa, demonstrada através da realização de diversas tarefas comunicacionais;
• Capacidade de produzir uma síntese de um texto escrito em inglês com um grau significativo de complexidade discursiva, fazendo referência às suas ideias principais;
• Capacidade de identificar e empregar um leque significativo de estruturas gramaticais e lexicais, adaptando-as a contextos discursivos diversos.

Esta unidade curricular aborda questões contemporâneas da sociedade e do mundo actual, como as relações humanas, os espaços que ocupamos, a passagem do tempo, a comunicação, o corpo e a mente. Através destes temas todas as competências linguísticas são desenvolvidas com base nos princípios das metodologias de ESL/EFL (English as a Second/Foreign Language): “Content based instruction” e “Theme based learning” em regime de e-learning. Os recursos utilizados nesta disciplina são uma compilação de atividades, textos, ficheiros de áudio e/ou vídeo e exercícios de várias fontes e disponibilizados pelo docente na plataforma.

Conto (novos contos são introduzidos em cada ano letivo):
Lahiri, Jhumpa."The Interpreter of Maladies" (1999) The Interpreter of Maladies. Houghton Mifflin, New York.
Munro, Alice. “How I met my husband” (1974) Canada: McGraw-Hill.
Gramática:
Murphy, Raymond; English Grammar in Use (Intermediate) 3rd Ed.
Dicionário:
Cambridge: Cambridge University Press,
2004.http://www.macmillandictionary.com/(Qualquer bom dicionário de lingua inglesa, Ex: Longman Dictionary of English Language and Culture.)

E-learning

Todos os estudantes a frequentar a unidade curricular de Inglês V são automaticamente inscritos em avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos em formato digital submetidos na plataforma), realizados ao longo do semestre letivo, e de um Teste Global, (p-fólio), a ter lugar no final do semestre online, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final.

Pré-requisitos para a matrícula: aprovação em Inglês IV ou equivalente.