Os estudantes ao concluir esta unidade curricular deverão saber:
• Problematizar as grandes linhas gerais do desenvolvimento dos diferentes movimentos e conjunturas artísticas em Portugal entre os séculos XVI a XIX.
• Entender e reconhecer a arte como facto social na duração histórica.
• Saber ler o monumento e o objeto artístico, situando-o no tempo e no espaço.
• Aptidão para discernir a obra de arte à luz da sua disponibilidade para constituir-se como documento artístico.
Introdução ao estudo da unidade curricular. Conjunturas e conceitos.
1. “AO ROMANO”
• Definição do conceito de Maneirismo;
• Arquitectura e Ornamento
• Classicismo, Maneirismo e Estilo-chão;
2. O SÉCULO XVII: CONTRAREFORMA
• A arquitectura da Restauração; A invenção de novas imagens
• Arquitectura da Companhia de Jesus
3. O CICLO DO BARROCO
• Arquitectura Barroca:
4. TERRAMOTO: ROCOCÓ E O POMBALISMO
• Arquitectura; Pintura; Escultura.
5. O LONGO SÉCULO XIX
6. HOJE E AMANHÃ :PERCURSOS DA MODERNIDADE: A ARTE PORTUGUESA DO SÉCULO XX
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.