– A unidade curricular procura desenvolver o pensamento estratégico, embora sem descurar as ferramentas das escolas do posicionamento ou do design. A unidade curricular está organizada em torno dos seguintes grandes tópicos: conceitos básicos, análise externa à empresa, análise interna, estratégias ao nível da unidade de negócio, estratégias corporativas, estratégias de internacionalização, desenvolvimento da estratégia e estratégia empresarial para o desenvolvimento sustentável.
Pensamento Estratégico
Análise
Estratégia de negócio
Estratégia corporativa
Espera-se que o aluno ao concluir esta unidade curricular esteja capaz de:
• Compreender em que consiste o pensamento estratégico;
• Discutir as dimensões do ambiente externo à empresa, e sua influência nas oportunidades e ameaças;
• Interpretar os tipos de recursos e capacidades, e aplicar o modelo VRIO;
• Identificar estratégias de negócio;
• Discernir sobre estratégias de internacionalização;
• Identificar os principais tipos de estratégias corporativas;
• Avaliar e selecionar opções estratégicas;
• Conhecer os desafios empresariais para o desenvolvimento sustentável
1- Introdução à estratégia
2- Análise da envolvente
3- Análise da empresa
4- Ligação envolvente/empresa
5- Estratégia de negócio
6- Estratégia de internacionalização
7- Estratégia corporativa
8- Desenvolvimento da estratégia
9- Estratégia empresarial para o Desenvolvimento Sustentável
Barney & Hesterly (2011) Administração estratégica e vantagem competitiva. São Paulo: Pearson.
Cardeal, Nuno (2018) Pensamento estratégico: antecipar as ondas de futuro. 3ª ed. Lisboa: Universidade Católica Editora
Carvalho, J.C. & Filipe, J.C. (2014) Manual de Estratégia- conceitos, prática e roteiro. Sílabo.
Serra, F., Ferreira, M., Torres, M. & Torres, A. (2011) Gestão estratégica. Lisboa: Lidel.
Teixeira, S. (2011) Gestão estratégica. Lisboa: Escolar Editora.
GRI, UN & WBCSD (s.d.) SDG Compass: Diretrizes para implementação dos ODS na estratégia dos negócios.
Diversos recursos disponibilizados na plataforma. A aquisição de manual não é obrigatória.
Bibliografia complementar
Barney, J., Wright, M., & Ketchen, D. J. (2001). The resource-based view of the firm: Ten years after 1991. Journal of management, 27(6), 625-641.
Barney, J. B., Ketchen, D. J., & Wright, M. (2011). The future of resource-based theory revitalization or decline?. Journal of management, 37(5), 1299-1315.
Penrose, E. (1959). TheTheory of the Growth of the Firm. New York: John Wiley, 12, 34.
Wernerfelt (1984) A resource-based view of the firm. Strategic Management Journal, Vol.5, 171-180.
E-learning
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.
Utilizador independente ao nível da plataforma Moodle e da língua inglesa.